Há 20 anos morreu o estilista italiano Gianni Versace, mas seu legado continua em alta como se fosse o auge de sua carreira. É que a Versace, marca criada pelo designer, está em um momento revival, junto com a moda dos anos noventa. Bella Hadid, por exemplo, usou vestido inspirado em desfile de alta-costura de 1997 da grife. Queridinha entre celebridades nacionais e internacionais, seus vestidos com pegada sexy têm sido vistos em alguns dos principais eventos do mundo. As irmãs Jenner /Kardashian, as irmãs Bella e Gigi Hadid, Bruna Marquezine e Marina Ruy Barbosa estão aí para mostrar que a sensualidade criada por Gianni lá nos anos 80 e 90 é, na realidade, atemporal.
Criada em 1979, a Versace, sob o comando de Donatella, irmã de Gianni, desde a sua morte, sempre teve foco em uma imagem de riqueza, luxo e poder. As animal prints e as clássicas estampas de joias e de fundo do mar se misturam a um conceito de sensualidade que quer sempre exaltar o corpo (corpão!) feminino. São célebres os vestidos de malha metálica criados pelo designer nos anos 90 que, reeditados, têm sido escolhidos pelas celebs mais quentes do momento.
Com uma imagem imponente, a Versace tem como principais inspirações na história da marca a arquitetura clássica, a estética da Grécia antiga e a pop art. Esta última característica pode ser vista também em modelos reeditados com estampas coloridíssimas, como as peças colantes usadas por Izabel Goulart, Gigi Hadid e Fernanda Paes Leme.
Nos anos 90, era das supermodels, Gianni Versace era amigo de todas elas e costumava ser o único a convocar o time completo para o casting de seus desfiles. Naomi Campbell, Claudia Schiffer, Cindy Crawford, mãe da jovem top Kaia Gerber, Carla Bruni e companhia eram frequentemente as estrelas dos desfiles da marca. Para o verão 2018, Donatella criou uma coleção tributo reeditando os principais ícones e estampas que tornaram a grife célebre e levando de volta as supermodels à passarela. E foi esse tributo que trouxe novamente a Versace ao status de label da vez. A imagem de luxo e o "mais é mais" tanto no quesito sensualidade quanto em termos de riqueza combina com o espírito dos tempos. Em uma época de protagonismo das redes sociais, em que é estrela quem aparece mais e tem a imagem mais poderosa, a estética "dourada" da Versace se sobressai e tem a cara das jovens modelos e celebridades que fazem parte do nosso dia a dia.
(Por Deborah Couto)