Recém-contratado como estilista da coleção masculina da Louis Vuitton, o primeiro diretor criativo negro da marca, o designer americano Virgil Abloh, estreia seu trabalho no segundo dia de desfiles da Paris Fashion Week, nesta quinta-feira (21/06). Abloh, personalidade do momento no mundo fashion é, ainda, o nome por trás da grife Off-White. Focada no street wear, a marca é desejo entre jovens e nem tão jovens do mundo todo, trazendo de volta a logomania dos anos 90. Na Vuitton, label que vestiu a modelo Natalia Vodianova para a abertura da Copa, não poderia ser diferente: o estilista levou com ele a pegada street para a grife, revitalizou de diferentes formas a famosa logo como o "LV" e trouxe com ele a legião de fãs que o seguem, muitos deles supercelebridades, que não quiseram perder seu début.
A apresentação, que aconteceu nos jardins do Palais Royal, em Paris, contou com uma longuíssima passarela colorida com as cores do arco-íris. Igualmente longa, a primeira fila trouxe gente disputadíssima! Kim Kardashian, que inaugurou recentemente uma loja de sua marca de make, e Kanye West, Rihanna (que anda arrasando nos looks da premiére de seu novo filme), Rita Ora, Naomi Campbell e J Balvin foram apenas algumas das celebs que estiveram presentes para assistir o show.
Na passarela, Virgil conseguiu unir o clássico ao supercontemporâneo. Com referências tão diversas como o single lançado por Michael Jackson em suporte à Etiópia, em 1985, e a influência da cultura Africana na música e na moda. A alfaiataria, um dos carros-chefe da grife, foi revisitada com looks monocromáticos e modelagens oversized. Nos looks mais ousados, o tailoring tradicional foi misturado ao street wear, estilo no qual o designer melhor se sai. Tudo isso junto, um mix feito com maestria, faz com que Abloh seja o nome mais vanguardista da moda atual.
A pegada street, aliás, é onipresente em tudo que se relaciona ao nome de Abloh. Na Vuitton não poderia ser diferente. Da cartela de cores, que incluiu brancos e beges em looks monocromáticos, saem também amarelo flúor, azul royal, vermelho, roxo e verde. O desfile foi uma evolução dos estilos, trazendo em blocos sequenciais looks mais clássicos e calmos, que evoluíram para um bloco de transição, cheio tie dyes e tons pastel e desembocando para o street extremo com um clash de cores, incluindo wind breakers, puffer Jackets, estampas florais com intervenções realistas e o ponto alto da apresentação: o casaco em prateado bem metálico, com ar futurista.
Os acessórios, muito bem explorados pelo novo estilista da marca, revisitaram clássicos da Vuitton. Modelos de bolsas super tradicionais, como a Speedy, foram feitos em plástico e em tons vibrantes, como vermelho e azul. A bolsa é proposta sem preconceitos também para eles. Já um dos modelos tênis ganhou um bico fino, como detalhe que agrega informação de moda e diferencia a marca das outras.
(Por Deborah Couto)