Você já ouviu falar dos chunky sneakers? Em uma tradução livre, são aqueles tênis enormes, ultraesportivos, como se fosse um tênis de corrida elevado à décima potência! Pois o modelo foi visto em coleções de quase todas as marcas mais relevantes do mercado de luxo e segue, pela segunda temporada seguida, como hit nos looks de street style. A trend faz parte, também, do visual street wear que está em alta há algumas temporadas no universo fashion. Quem se lembra dos modelos de Nike Air Max dos anos 80 e 90? Pois são eles que estão sendo revisitados, servindo de inspiração para os novos "gigantes". Assim como a pochete, o item vem conquistando, pouco a pouco, o olhar do consumidor.
A tendência tem fundamento. Há um movimento de abandono dos itens desconfortáveis na moda, que vem ganhando força já há alguns anos. O boom do tênis branco, acessório escolhido por Mariana Goldfarb para compor seu look comfy, também se deve a isso. Quem segue essa corrente costuma substituir itens como o salto alto por outros acessórios igualmente com informação de moda, porém mais simples de se usar no dia a dia.
Outa forte tendência atual é o gosto por looks feios. É verdade que estilistas como Demna Gvasalia, criador da marca Vetements e atual diretor criativo da Balenciaga, marca escolhida por Bruna Marquezine para compor o look do segundo jogo do Brasil na Copa, têm promovido o hype de peças que não valorizam nada o visual feminino. É ele o nome por trás da criação do pontapé inicial do revival do chunky sneaker no mercado, o Triple S Sneaker da Balenciaga, considerado o precursor de toda a tendência dos tênis enormes lançados recentemente. As peças criadas por Gvasalia, no entanto, têm sido vistas no corpo de quem dita a moda atualmente, como as modelos Bella Hadid, Kendall Jenner, Rihanna e Kim Kardashian, que estiveram na última Paris Fashion Week. As beldades costumam circular vestindo peças polêmicas criadas pelo designer.
Quem ama uma tendência fashion e um look confortável pode, porém, se jogar nos tênis da vez. É que muitas grifes criaram suas versões e modelos diferentes. Assim, cada um pode escolher o que gosta mais e combinar com os próprios looks.
(Por Deborah Couto)