Selton Mello buscou no acidente de helicóptero sofrido pelo irmão, Danton Mello, a inspiração para viver o engenheiro Saulo Garcez na minissérie "Treze Dias Longe do Sol". A produção estreia dia 2 no GloboPlay e em janeiro, na TV. "Felizmente eu nunca vivi nada tão pesado como esse personagem vive nessa série, mas o meu irmão viveu. Ele caiu de helicóptero e é um sobrevivente. Muitas vezes nesse trabalho eu pensava nele", assegura o ator, em entrevista ao Purepeople. Na história, Selton será par romântico de Carolina Dieckmann, que gravou várias sequências sem maquiagem. "Meu irmão era uma inspiração para esse trabalho. Ele viveu algo realmente pesado e nós todos da família", acrescenta.
O ator recorda que, na época, todos não acreditavam que Danton, pai de meninas que moram no exterior, havia escapado da morte: "Por um bom tempo nós pensamos que ele tivesse morrido". "E ele sobreviveu mesmo. No meio da floresta foi encontrado, operado e está aí hoje trabalhando, fazendo novela e o 'Tá No Ar'", finaliza Selton, cuja morte na minissérie "Ligações Perigosas" comoveu a web. "Treze Dias Longe do Sol" tem 10 episódios e é de autoria de Elena Soárez e Luciano Moura. Com direção de Luciano Moura, a minissérie reúne ainda Lima Duarte e Paulo Vilhena - cujos planos é ter filhos com a namorada, Amanda Beraldi.
Em setembro de 1998, o irmão de Selton e uma equipe do "Globo Ecologia" se dirigiam ao monte Roraima, no norte daquele estado, quando o helicóptero enfrentou uma pane. O cinegrafista Ricardo Cardoso morreu no acidente ao cair de um penhasco, enquanto Danton, que integrava o elenco da novela "Torre de Babel", sofreu uma hemorragia no abdômen - o ator, atualmente mais magro após aderir a dieta, foi operado ao chegar ao Rio. Os seis integrantes do helicóptero foram localizados um dia após a queda por índios de uma tribo local que acionaram a Funai (Fundação Nacional do Índio). Na época, a momentânea perda de sustentação ocasionada por ventos de rajada teria provocado a queda quando o piloto tentou fazer o pouso de emergência.
(Com apuração de Anita Prado e texto de Guilherme Guidorizzi)