O programa "Planeta Xuxa", exibido pela TV Globo nos anos 90, será reprisado pelo canal Viva à partir do próximo dia 17 de setembro e terá um espectador assíduo: o hairstylist Edson Freitas. Em conversa com o Purepeople, o profissional que era o responsável por mudar o visual de meninas da plateia no quadro "Transformação", afirma sentir muitas saudades da apresentadora Xuxa Meneguel.
"Tudo que caía na boca da loira fazia sucesso. E comigo não foi diferente!", afirma Edson, que não vê Xuxa há uns cinco anos.
Hoje, o hairstylist se transformou em empresário de sucesso e mostra que soube aproveitar bem a fama conquistada durante as seis temporadas em que participou do programa. Aos 51 anos, ele tem 11 salões de beleza espalhados pelo Rio de Janeiro e acaba de inaugurar a sua primeira franquia em Nova York, na badalada esquina da rua 56 com a 5ª Avenida.
"Tudo o que tenho devo à Xuxa. O quadro era uma correria, era punk fazer tudo em tão pouco tempo! Mas aprendi a ter agilidade, transformei o meu nome em marca e pude mostrar o meu trabalho dentro e fora do país", relembra o haistylist, que ainda atende clientes em sua filial no Barra Shopping, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Sucesso nos negócios e na vida
Edson Freitas deixou o "Planeta Xuxa" assim que a mãe de Sasha decidiu não mais apresentar a atração. Na época, a atitude de Xuxa acabou resultando na quebra da parceria e amizade de mais de 20 anos com sua empresária Marlene Mattos. O hairstylist, no entanto, garante que nunca se sentiu pressionado em ter que escolher 'um lado ou outro'.
"As duas sempre me trataram muito bem e sou grato por tudo o que fizeram por mim. Acabou, acabou! Resolvi seguir a minha vida", diz o profissional, que conheceu Marlene após cortar o cabelo de sua irmã, Angela.
"Falei com Marlene há uns oito meses, quando me chamou para mudar o visual de Ricardo Rico, um apresentador de Goiás que ela estava empresariando. Ela é um talento e está sempre inventando coisas novas", conta.
Após sair da TV Globo, Edson participou dos programas "Note e Anote", com Claudete Troiano (Record), fez o quadro "Espelho, espelho meu", no "Programa de Márcia Goldschmidt " (Band) e o "Melhor do Brasil", com Rodrigo Faro . Ele afrima que a TV, por enquanto, está está em 'stand by' em sua carreira.
"Se pintar de fazer alguma participação, ok! Mas para ficar a disposição agora é um pouco mais difícil. Não descarto, mas precisaria ser algo muito bem pensado pois não dá para mudar a rotina de uma hora para outra", avalia.
Queridinho dos famosos
A fama também trouxe clientes famosos para Edson. Além de ter cuidado durante um bom tempo dos cabelos da rainha dos baixinhos, ele atendeu Bruna Marquezine, Sthefanie Britto, Sabrina Sato, Isabelle Drummond, entre outros. Ele também foi responsável pelo famoso chanel clássico usado por Vanessa Giácomo em "Amor à Vida" e pelo primeiro corte curto de Junior Lima, que mantinha os fios compridos quando ainda formava dupla com Sandy. Além disso, modernizou o visual de Polliana Aleixo com mechas mais claras assim que ela saiu de "Em Família".
Atualmente, entre um atendimento e outro, Edson se dedica a cuidar da sua marca. A mulher, a advogada Cristiane Freitas, o ajuda na administração dos negócios e, sobretudo, na manutenção das redes sociais. Edson, aliás, ainda é bastante assediado por fãs. Mas, casado há 15 anos, ele diz que não dá 'assunto'.
"No programa eu ouvia muita cantada, mas fingia que não era comigo. Geralmente, corto a conversa com educação e não deixo avançar. A minha mulher é linda, sarada e somos muito feliz juntos. Além do mais, quando fazia o programa eu era filé, né? Agora sou apenas um cinquentão", diverte-se Edson, que é pai de três filhos.
(Por Renata Mendonça)