Depois de uma caprichada na maquiagem durante o final de semana, chegou a hora de lavar os pincéis. Sim, afinal, eles atuam como ferramentas para dar vida à uma tela em branco e ressaltar as nossas qualidades com um toque de cor. Mas o que muita gente não sabe é que os pincéis sujos com resquícios de maquiagem podem irritar a pele, causar vermelhidão, irregularidade na maquiagem e até provocar infecções cutâneas. Seja para passar um blush, fazer um contorno e até mesmo o famoso delineado que dá personalidade instantânea ao olhar, é muito importante que as cerdas sejam higienizadas depois. Você já viu nossas dicas de 5 beauty influencers para ficar de olho?
De acordo com a dermatologista Karla Assed, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o acúmulo de bactérias nas cerdas pode se misturar à maquiagem e causar alergia na pele. A especialista que atende famosas como Xuxa , Angélica , Claudia Leitte e Deborah Secco , dá cinco dicas fáceis para vocês higienizar suas ferramentas. Assed também recomenda que a pessoa tenha dois jogos de pinceis para alterná-los.
"Não é indicado usar pincel de outra pessoa, mas se na hora do desespero só tiver isso, deve-se colocar um álcool em um papel toalha ou spray de limpeza e fazer a remoção de resíduos com a fricção das cerdas", indica Assed. Veja cinco dicas:
Molhe os pincéis com água morna e corrente, em seguida coloque em uma tigela com água morna e uma colher de shampoo de ph neutro.
Mergulhe os pinceis na mistura e massageie os pelos delicadamente na palma da mão. Para quem preferir já existem superfícies que tem o design certo para passar as cerdas limpando-as corretamente. Além de evitar a fricção na palma da mão, as cerdas conseguem ser melhor higienizadas por conta dos vários formatos em relevo na superfície, retirando todo o resíduo.
Após massagear bem as cerdas, é importante enxaguá-las com água corrente para que o resíduo do shampoo e da maquiagem acumulada sejam eliminados.
O importante aqui é tomar cuidado com as cerdas e retirar a umidade dos pinceis com uma toalha de papel limpa e seca, ou uma toalha que você tenha separado só para essa finalidade.
Aqui o processo é um pouco lento, mas eficiente. Após retirar a umidade dos pinceis, é importante deixá-los secar ao ar livre. Sem fazer uso do secador ou de alguma ferramenta com ar quente. Em casos de temperatura muito alta, a cerda do pincel pode até ser danificada.
(Por Bianca Lobianco)