Silvio Santos era avesso a entrevistas. Reza a lenda que ele ouviu de uma cigana que morreria no dia seguinte a uma entrevista. Mesmo assim, ele deu algumas boas declarações a colegas de imprensa. Mas poucas repercutiram tanto quanto em julho de 2003, quando o irreverente apresentador, que faleceu no último sábado (17), decidiu deliberadamente criar uma grave fake news sobre si mesmo.
A repórter Ana Carolina Soares, na época, funcionária da revista Contigo, ligou para a casa de Silvio nos Estados Unidos para averiguar os boatos de que ele iria se aposentar. O comunicador, então, afirmou que descobriu uma doença terminal, viveria, no máximo, mais seis anos e já havia vendido o SBT para a Televisa e para o Boni pela bagatela de R$ 1 bilhão. "Vou me aposentar e morrer", disse ele.
Incrédula com o que ouvia, Ana respondeu: "Silvio, o que você está me falando é muito sério". Silvio sustentou a lorota: "Ah, você não sabia? No ano passado fui ao Medical Center, em Miami, e eles declararam que só tenho mais seis anos de vida. Estou com um problema gravíssimo nas artérias do coração. E eles me disseram que, de agora em diante, só preciso descansar. No duro".
+ 45 fotos raras e emocionantes de Silvio Santos vão te fazer matar a saudade do maior ícone da TV
Silvio ainda disse que tinha escolhido morrer nos Estados Unidos, onde passava a maior parte de seu tempo de férias, e que já estava bem debilitado. "Estou mal, muito mal. Você não sabe o que é esperar a morte, deitado, fazendo transfusões de sangue, exames, mais nada. É uma doença nas coronárias, se chama ataque do coração em seis anos", afirmou.
O tom de gozação não deixava esconder que tudo não passava de uma brincadeira de alguém que, por décadas, divertiu o Brasil com pegadinhas. Mesmo assim, ele não voltou atrás. Ana ligou mais duas vezes para Silvio na tentativa de desmentir a história e até mesmo o diretor do Grupo Abril telefonou para falar com o dono do Baú. Ele seguiu reafirmando estar "à beira da morte". Restou para a família e até para Boni negar as informações dadas pelo dono do SBT.
Mesmo assim, Ana e a Contigo decidiram publicar a entrevista, que virou matéria de capa. No entanto, a reportagem deixa explícito a todo momento que, nitidamente, se tratava de uma grande ironia de Silvio. "As declarações irônicas e polêmicas chocaram a família e os amigos", destacava a manchete.
"Chegaram à conclusão e eu concordei que era notícia. Qualquer personalidade dar uma declaração nesse sentido é notícia. Era o dono de um banco, um conglomerado comercial e de uma emissora de TV falando que ia morrer. Verdade ou não, é notícia. E deixamos tudo dentro do contexto", relembrou Ana, em 2020, em entrevista ao UOL.