Muito mais do que a combinação de peças de roupa, a moda é um reflexo da sociedade. E, com questões como a igualdade de gênero cada vez mais em pauta, a moda genderless vem ganhando cada vez mais espaço nas passarelas nacionais, como a SPFW, e internacionais e também nas vitrines pelo mundo. E pode ser uma ótima aliada para presentear no Dia dos Namorados, comemorado na próxima terça-feira (12). Afinal, além de dar o presente, você também pode tirar proveito das peças e compartilhar o guarda-roupa.
No cenário nacional, peças sem definição de gênero tem se despontado com mais força em marcas que apareceram recentemente no mercado fashion, como é o caso da pernambucana Another Place. Fundada em Recife há pouco menos de 3 anos, a grife tem o slogan "Livre de gênero, de rótulos, pra usar como quiser" e desenvolve peças sem delimitar "masculino" e "feminino". Além disso, também produz itens infantis, para que, desde a infância, a consciência sobre igualdade de gênero se mostrar presente. A carioca Handred, já escolhida pela atriz Julia Dalavia em evento global, também foi criada com o conceito em 2012. Para o Dia dos Namorados, a marca traz o casal Chay Suede e Laura Neiva como estrelas da coleção para apresentar peças sugestivas para os casais que ainda não sabem como presentear seus pares. Com produção em maior escala, a Damyller, de Santa Catarina, lançou, em sua coleção de inverno para 2018, itens unissex em jeans e malha.
Para quem está cogitando presentear seu amor com um item genderless, mas ainda tem dúvidas, a dica para não errar é apostar no conforto: peças de moletom, tecido que ganhou nova roupagem nos desfiles mais recentes, meias e tênis, cujas vendas no cenário mundial já superaram as dos saltos, são os itens que mais aparecem nas grandes marcas como sem distinção de gênero, como é o caso da Lupo e sua coleção "Urban", que traz meias em estampas coloridas e com pitadas de humor sem definir como "feminino" ou "masculino". Confira na galeria acima uma seleção de itens feita pelo Purepeople para presentear seu amor, independente do gênero dele, no Dia dos Namorados.
(Por Marilise Gomes)