A prioridade das mulheres na hora de comprar novos sapatos pode ser definida em uma palavra: conforto! Uma pesquisa realizada pela agência americana NPD Group revela que os tênis, responsáveis por um toque casual ao look, estão sendo mais vendidos do que os sapatos de salto alto. Os números revelam que, nos Estados Unidos, as vendas do item esportivo cresceram 37% em 2017, enquanto as dos sapatos mais sofisticados caíram 12%.
Segundo Travis Hutchinson, gerente da marca de roupas Lord & Taylor em Nova York, nos Estados Unidos, é possível conciliar o que há de novidade no mundo da moda com tênis, combinação que vem formando um novo conceito na produção visual das americanas. "Conforto é tendência. Isso é a primeira coisa. As mulheres querem se sentir confortáveis. Estamos vendo mais mulheres usando tênis com seus ternos, também. Com saia lápis, vestidos... Isso é uma grande tendência", disse ele ao site americano "CBS News". "É completamente possível estar confortável e bonita. É disso que se trata hoje em dia. Mulheres querem parecer bonitas e continuar verdadeiras com como se sentem", afirmou.
Para a escritora Connie Wang, responsável por artigos do site voltado para as mulheres millennials, Refinery29, a preferência por tênis e sapatos confortáveis no lugar dos saltos altos também tem relação com o empoderamento feminino, assunto muito debatido atualmente. "Eu acho que o empoderamento é diferente para muitas mulheres diferentes. Algumas mulheres se sentem melhores consigo mesmas em um par de sapatos baixos e isso está sendo inserido na sociedade. Finalmente, está sendo mais do que aceitável ir desta forma ao escritório", disse ela ao "CBS". Segundo Wang, o valor cobrado nos sapatos de salto também podem estar influenciando na mudanças dos hábitos: "Eu acho que o preço dos sapatos pode ser realmente muito alto nos dias de hoje e, para as mulheres obterem o máximo de seus investimentos, elas querem um sapato que possam usar o tempo todo".
Para não errar no look com a chegada das novas coleções de moda das estações outono e inverno, a escolha certa é investir em peças de tons terrosos do nude ao marrom, segundo afirmação de Blanca Lliahnne, da Pantone no Brasil. "O mais importante do momento são as cores terrosas, as de vinho intensas e as da família dos roxos, lilases e violetas", disse a CEO da empresa.
(Por Carol Borges)