A 45° edição do SPFW foi marcado por muita diversidade e as grifes capricharam na inovação. Já na abertura, o estilista Gustavo Silvestre trouxe para a passarela criações em crochê feitas por detentos da Penitenciária Desembargador Adriano Marrey, em Guarulhos, projeto Ponto Firme desenvolvido ao longo de 9 meses por 20 alunos. Estreante do evento fashion, a Beira chamou atenção pela moda genderless, com peças sem gênero, modelagens amplas, cortes mais retos e roupas monocromáticas. Já a Memo, em parceria com a Isolda, travou uma batalha de dança entre as modelos para exibir sua coleção cápsula que dá ênfase a formas e cores da mulher moderna. O evento ainda teve Hello Kitty inspirando a grife de Samuel Cirnansck, a modelo curve Bruna Erhardt, brilhando com seu manequim 42 em trajes de banho, e muitos looks coloridos e fluidos.
A temporada estreou surpreendendo com apresentação de Anitta. Usando look tropical da marca Água de Coco, a cantora agitou os convidados cantando clássicos da MPB na abertura. Além do show da cantora, outro momento marcante foi com Marília Gabriela fazendo performance sobre a tragédia de Minas Gerais, pelo estilista Ronaldo Fraga, e Gloria Pires "invadindo" o desfile da marca Apartamento 03 para a reta final de personagem em "O Outro Lado do Paraíso". No evento também marcaram presença a apresentadora do "É de Casa" Patrícia Poeta e Aline Gotschalg.
A 45º edição também contou com a estreia de Bianca Balsini. A catarinense de apenas 16 anos desfilou para 11 grifes e comentou as comparações à Brooke Shields, atriz famosa pelo filme "A Lagoa Azul". "Mais novinha eu vejo uma certa semelhança. É engraçado, eu tomei um susto quando a comparação veio. Algumas pessoas têm me dito isso, mas encaro numa boa. Ela é linda, então está tudo certo. As comparações são naturais, né. Mas quero ser reconhecida pelo meu trabalho", declarou. Apontada como sósia de Gisele Bündchen, Paula La Croix fechou exclusividade para a cearense Água de Coco. "Não sou parecida com ela pessoalmente. Na verdade, é tudo uma questão de ângulo. Vou sempre ser a Paula. Vou mostrar porque estou aqui, que não sou uma sósia de Gisele", disse a profissional ao caderno "Ela", do jornal "O Globo".
(Por Rahabe Barros)