Após o reconhecimento em grandes trabalhos, entre eles no filme "Carandiru" (2003), no longa "300" (2007) e em Heleno (2012), além dos vilões e mocinhos na TV, Rodrigo Santoro tem uma trajetória de sucesso e hoje em dia pode se dar ao luxo de escolher os trabalhos que pretende se envolver. Aos 37 anos, sendo 20 deles de carreira, contabilizando 29 filmes e 7 novelas, o ator revela em entrevista à revista "Personnalité" que não se sente seduzido a voltar a se dedicar à TV.
"Não penso, por exemplo, em fazer uma novela. Fiz várias (a primeira em 1993, "Olho no Olho", dirigida por Ricardo Waddington) e não tenho nada contra, mas toma um ano de sua vida. Estou numa idade em que posso viajar e prefiro trabalhos curtos", explicou o ator, que já vem se destacando na carreira internacional.
Rodrigo Santoro é um ator bastante reservado e, por isso, é difícil vê-lo envolvido em algum escândalo. "Tento preservar minha privacidade. Saio, mas não me exponho tanto. Janto fora, vou ao cinema, namoro, só que isso não sai na mídia...". E completou falando sobre as amizades: "Na era do Facebook, eu me pergunto quem é seu amigo de verdade. Conto nas mãos os meus. A solidão é minha melhor amiga. Estou sempre sozinho pelo mundo. Mas uma coisa é estar sozinho, outra é se sentir sozinho".
Além disso, o galã também mantém fortes laços com a família e sempre que o trabalho permite, ele pega a estrada e vai para a cidade onde nasceu, em Petrópolis, ou segue para Ribeirão Preto para visitar seu avô materno, Neném, de 96 anos. Durante uma viagem à Itália com a família, especificamente na Ilha de Capri, em setembro do ano passado, Rodrigo encontrou o local onde deseja terminar a vida. "Ali, deparei com uma casinha no topo de um desfiladeiro. Numa ruazinha cheia de flores, a coisa mais linda. Olhei aquilo e pensei: 'é aqui! É aqui que quero terminar...'", o local que tem muita relação com sua origem.
A única irmã do ator, Flávia, contou como é Rodrigo dentro de casa. "Ele é bom diante das câmeras e atrás delas. É um bom filho. Muito melhor do que eu... Desses que não limitam a atenção ao pai e mãe. O Rodrigo costuma fazer encenações com os primos menores. Monta peças, fantasia as crianças. Ele tem um lado engraçado, uma coisa cômica que a família conhece muito bem".
Um lado pouco conhecido do ator é o gosto pela gastronomia. "Gosto de cozinhar. Aprendi porque tive de me virar sozinho desde os 18 anos. Minha culinária é a italiana. Risotos, massas. É uma espécie de terapia, um prazer que exerço ouvindo música e tomando um vinho". Rodrigo se mudou da região serrana para a capital para estudar na Oficinas de Atores da TV Globo.
Fora da TV, Rodrigo Santoro está se dedicando a filmes em Hollywood. Ao lado de Natalie Portman e Bradley Cooper, o brasileiro também integrará o elenco do faroeste "Jane Got a Gun", mais um filme para a entrar na lista de sua carreira internacional.