Rita Lee se transformou em uma pirata no filme "A Primeira Missa", que deve estrear em março. O longa, baseado no quadro do pintor Victor Meirelles, retrata a primeira missa celebrada no país, em abril de 1500. A diretora disse ter adorado ver Rita no papel. "Convidei a Rita Lee porque ela é o meu objeto de desejo e consumo!", disse à revista "Quem".
Rita usou uma peruca para esconder os fios ruivos e colocou óculos de grau para interpretar o inglês Anthony Knivet, abandonado na costa do Brasil em 1530. A mãe do rock brasileiro disse ter ficado honrada ao receber o papel. "Quando acabei de ler o roteiro, entendi o convite como sendo uma gentileza dos céus!", falou à publicação. Ela chama seu personagem de ranzinza. "O tal personagem para o qual servi de inspiração é uma figura histórica verídica, que Ana Carolina brilhantemente desencavou nos diários da época. Anthony Knivet é um velho pirata inglês ranzinza e desbocado".
A cantora, de 66 anos, já havia interpretado um homem no cinema. Ela viveu Raul Seixas no curta "Tanta Estrela Por Aí", papel que lhe rendeu um prêmio de melhor ator no Festival de Cinema em Gramado, em 1992. Ela também já esteve nos filmes "As Amorosas", "Fogo e Paixão" e "Dias Melhores Virão".
O longa também conta com a participação de Fernanda Montenegro. A atriz levou o prêmio de melhor atriz na última edição do Emmy Internacional, em Nova York. Ela foi indicada ao prêmio por sua atuação em "Doce de Mãe", especial de fim de ano da TV Globo, exibido em dezembro de 2012.