Rita Lee completa 66 anos nessa terça-feira (31) um mês após lançamento do livro "Storynhas", que traz ilustrações de Laerte Coutinho e foi editado pela Companhia das Letras. O livro traz 80 histórias de Rita que foram postadas em seu twitter e são desenhados pelo cartunista. A cantora é ativa nas redes sociais e escreve o que pensa, sem medo de críticas. Sua conta no twitter já tem um nome pouco convencional: "LitaRee_real" e combina bem com os textinhos irônicos e divertidos que a cantora, sem pudor, divulga.
O fato de Rita falar o que pensa lhe rendeu um problema com a Justiça que ainda não foi resolvido. Ela está sendo processada por 35 policiais - já pagou indenização a 7 deles - por uma ação movida contra ela por um desabafo, que incluiu palavras de baixo calão, em um show ocorrido no Verão Sergipe, em janeiro de 2012, na Barra dos Coqueiros. Rita se manifestou contra os policiais que agiram com violência ao revistar os fãs que assistiam ao seu show. A ex-integrante do grupo "Os Mutantes" e do "Tutti Frutti" é conhecida por ter pensamentos diferentes e agir de forma considerada polêmica.
Suas letras, em geral, são compostas com ironia, reivindicação da independência feminina e criticam o conservadorismo da sociedade. No entanto, a cantora deixou os fãs durante 9 anos sem álbuns novos. No ano passado lançou o "Reza", que é composto por 14 músicas inéditas , sendo 10 delas fruto da parceria de Rita e Roberto de Carvalho , seu marido, que a produziu e já participou de vários dos seus CDs, que são quase 40, incluindo os que fez com as duas bandas que integrou. Rita também participou de novelas e filmes. Em muitos deles interpretou ela mesma, mas também fez personagens.
Rita é uma mulher bem resolvida com a idade e não tem problemas em aceitá-la. Em entrevista à revista "Marie Claire", Rita contou sobre sua relação consigo mesma. "Tem umas pelanquinhas, umas rugas, mas estou bem. Tem uma hora que ou você entra na sala de espera da morte ou vê a vida de forma mais leve. Resolvi torcer a favor", disse a cantora, que também confessou que está mais serena.
Veja outras curiosidades sobre esse ícone no Rock Nacional:
- Rita Lee é vegetariana e defensora dos direitos dos animais.
- Rita foi diagnosticada com transtorno bipolar e, por conta disso, faz terapia há muitos anos
- Ela é a cantora brasileira que mais vendeu na história da música do Brasil, com um número superior a 55 milhões de cópias
- Ao longo de sua carreira, foi premiada com mais de 30 discos de platina, 10 discos de ouro, e 5 de diamante.
- Dentre os seus álbuns, "Fruto Proibido" (1975) é considerado como sua obra-prima
- Rita Lee ocupa o 15° lugar na Lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira, promovida pela revista Rolling Stone, em outubro de 2008
- Ela começou um relacionamento com o guitarrista Roberto de Carvalho em 1976 e ao longo desses 37 anos ficaram juntos.
- Em 1977 tiveram o filho Beto Lee , também guitarrista, e em 1996 se casaram no civil