Fernanda Montenegro e a novela "Lado a Lado" foram premiadas na noite desta segunda-feira (25) na 41ª edição do Emmy Internacional, realizada em Nova York, nos Estados Unidos. A grande dama do teatro brasileiro levou o prêmio de melhor atriz. Já o folhetim escrito por João Ximenes Braga e Cláudia Lage desbancou "Avenida Brasil" e ficou com o troféu de melhor novela.
Fernanda foi indicada ao prêmio por sua atuação no especial de fim de ano "Doce de Mãe", da TV Globo, exibido em dezembro do ano passado. Na atração, ela interpretou Dona Picucha, uma viúva de 85 anos que encara a vida com bom humor e sabe tirar proveito de todas as dificuldades que enfrenta.
Com a consagração, ela tornou-se a primeira atriz brasileira a vencer o Emmy e a única já indicada ao Oscar (em 1999, pelo filme "Central do Brasil"). Fernanda recebeu a estatueta do Emmy das mãos do ator norte-americano Steve Guttenberg e se emocionou.
"Admito que agora que fiquei nervosa. Não imaginava ganhar esse prêmio", confessou ela, que disputou com uma chinesa, uma britânica e uma sueca. "Trabalhamos com muito amor e muita entrega. Esse é um prêmio que pertence a todos que se entregaram a esse trabalho. Estou muito feliz", completou.
Na categoria melhor novela, "Avenida Brasil", folhetim mais vendido pela Globo no exterior (124 países), era cotada como a favorita. Mas a trama de época "Lado a Lado" correu por fora e foi eleita a melhor novela da TV mundial.
Anunciado pelo ator norte-americano Jeffrey Tambor, o prêmio foi entregue aos autores Claudia Lage e João Ximenes Braga, ao diretor geral Vinicius Coimbra, ao diretor Cristiano Marques e ao ator Thiago Fragoso, que interpretou o protagonista Edgar.
"A sensação de ganhar esse prêmio é indescritível. Ainda mais por um trabalho tão primoroso como 'Lado a Lado'. É um deleite e um reconhecimento para toda a equipe que se dedicou à novela", disse o ator.
O prêmio também foi celebrado por João Ximenes Braga. "'Lado a Lado' é uma novela muito brasileira. No pano de fundo das nossas histórias de amor, mostramos fatos que ajudaram a definir a identidade cultural brasileira", avaliou. "O prêmio atesta não só a qualidade da novela em si, mas também que conseguimos fazer uma história local que tocou um júri internacional, isso não é pouco".
Exibida entre setembro de 2013 e março deste ano, "Lado a Lado" narrava a história de Laura (Marjorie Estiano) e Isabel (Camila Pitanga), duas jovens mulheres de origens e criações distintas que estavam à frente de seu tempo. A trama se passava no início do século XX, quando as mulheres começaram a lutar por liberdade individual.
Sempre elogiada pela crítica, a novela, no entanto, não foi um sucesso de audiência. A trama foi exibida durante o horário de verão e isso acabou afetando os índices.
"Lado a Lado" é o quarto folhetim da Globo a levar o Emmy Internacional, desde que foi criada a categoria melhor novela, em 2008. A emissora também venceu com "Caminho das Índias" (2009), "Laços de Sangue" (uma coprodução da Globo com a emissora portuguesa SIC, em 2011) e "O Astro" (2012).
Além de "Lado a Lado" e Fernanda Montenegro, a Globo também concorria ao Emmy com "Avenida Brasil" (melhor novela), "Como Aproveitar o Fim do Mundo" (melhor comédia) e "O Brado Retumbante" (melhor série dramática). Marcos Palmeira também estava na disputa pelo prêmio de melhor ator por sua atuação na série "Mandrake", do canal pago HBO.
Ao contrário do Emmy Awards, que premia apenas as melhores produções da TV norte-americana, o Emmy Internacional consagra as melhores produções da TV mundial. No total, concorreram 20 países em nove categorias.