Quase um mês após a morte de Silvio Santos (1930-2024), a cinebiografia do "homem do Baú" chega às salas de exibição na próxima quinta-feira (12). Com roteiro de Anderson Almeida e Newton Cannito e direção de Marcelo Antunez, "Silvio" se debruça sobre as 7 horas nas quais o apresentador foi feito refém por Fernando Dutra Pinto em agosto de 2001, dois dias após a filha Patrícia Abravanel ser liberta depois de uma semana em cativeiro, pelo mesmo Fernando.
A partir daí, Silvio Santos (Rodrigo Faro em caracterização que gerou alfinetadas na web) rememora alguns momentos de sua vida enquanto dialoga com Fernando (Johnnas Oliva) ao longo dos 114 minutos de filme, que reúne ainda Paulo Gorgulho e Polliana Aleixo, na pele de Patrícia.
Por um lado, ficam de fora a fundação do SBT, músicas como "Ritmo de Festa" e personalidades como Carlos Alberto de Nóbrega, Gugu , Hebe, Lombardi e Roque - que mostrou forte abalo com a morte de Silvio -, por outro, a chegada do apresentador ao radio e à TV, a morte da primeira mulher, Cidinha, e a criação da TVS, no Rio de Janeiro estão presentes.
E mesmo se você não foi fã de Silvio Santos, esses momentos selecionados pelo Purepeople vão te fazer amar a cinebiografia do rei da TV. Confira!
. Diálogos cheios de humor -> a invasão à mansão de Silvio no Morumbi e à tensão de Fernando fazer do apresentador refém não impedem o filme de apostarem no humor fazendo citações à vida do artista na TV.
"Você vai jogar aviãozinho para a PM ou perguntar 'quem quer dinheiro?", "aqui não tem Roque e nem Lombardi" e "até a concorrência falando de você" são algumas frases disparadas por Fernando. Já Silvio chega a ironizar o fato de não ter como trabalhar estando sob a mira do sequestrador: "Eu até liberei minha agenda".
. Tensão entre Silvio e sequestrador -> paralelamente aos diálogos fazendo referência aos programas de TV, Silvio e Fernando travam alguns confrontos. O famoso chega a ser trancado em uma dispensa, ter uma arma branca apontada para o pescoço, e gritar com o sequestrador da filha.
. Rodrigo Faro de Silvio -> se a caracterização é controversa, por outro lado o apresentador/ator deixa de lado os trejeitos típicos de Silvio e os sorrisos nas cenas do biografado longe dos palcos em uma desconstrução.
. A morte da primeira mulher de Silvio -> no filme, Silvio demonstra às vezes pouco caso com a doença de Cida, mãe de Cintia. Já no fim da vida, ela tem o marido ao seu lado em cenas, perdoem o trocadilho, em nome do amor.
. Tensão entre Polícias Civil e Militar -> enquanto Silvio é feito refém, o telespectador acompanha uma disputa entre as duas tropas entorno das negociações, o que só aumenta a tensão. Um snipper entra em cena e protagoniza um momento surreal.
. Relação de Silvio com Manoel de Nóbrega -> a amizade entre o pai de Carlos Alberto e o apresentador é destrinchada ao longo do filme, com Silvio chegando a dialogar como se Manoel estivesse à sua frente. A produção cita quando o humorista ganhou um cargo na TV em determinação do empresário.