Nos últimos capítulos de "Gênesis", Sheshi (Fernando Pavão) manda chamar José (Juliano Laham) ao descobrir que os irmãos do governador estão no Egito. Em uma rápida conversa, ao ter a informação confirmada, o faraó decide oferecer moradia aos filhos de Jacó (Petronio Gontijo), além de garantir conforto e comida para suas famílias.
"Diga para os seus irmãos fazerem isso: carregarem seus animais e voltarem para a terra de Canaã. Reunirem seu pai e a família de cada um deles e virem pra cá. Vou dar a eles o melhor do Egito e eles vão comer da fartura da terra", garante Sheshi, que vai atirar em uma das esposas sem saber.
"Diga também para levarem os nossos carros para facilitar a viagem do seu pai, das mulheres e das crianças. E que eles não se preocupem se não conseguirem trazer tudo, porque o que há de melhor dessa terra será deles", continua o faraó no roteiro ao qual o PurePeople teve acesso. O texto foi distribuído entre o elenco da novela.
Na sequência, ao se revelar para os irmãos, que a essa altura já voltaram de Canaã na companhia de Benjamin (Marcus Bessa), José diz que seria melhor para todos que a família se mudasse para o Egito, uma vez que é a única região que não está passando pelos problemas da fome.
Muito emocionados, os irmãos se abraçam, comovidos com o convite e com a revelação de que José, no fim das contas, não está morto. O governador oferece um banquete à família e se aproxima de Benjamin, seu único irmão por parte de pai e mãe. Na sequência, José apresenta Asenate (Letícia Almeida), sua mulher, ao grupo, além de também mostrar os próprios filhos, Manassés e Efraim.
Logo depois, José pede que os irmãos levem Jacó, o pai dos doze filhos e de Diná (Giovanna Coimbra), até ele. O reencontro, que deve acontecer no último capítulo da novela, é marcado por muita emoção e choro.
Jacó, inclusive, decide agradecer pessoalmente Sheshi por ter cuidado de seu menino e até abençoa o faraó. O patriarca da família, como previsto, deve morrer com mais de 140 anos, pouco depois do reencontro com o filho que achava ter perdido.