Nos últimos capítulos de "Gênesis", José (Juliano Laham) vai surpreender os irmãos ao se revelar para o grupo. Em meio a abraços e pedidos de desculpas por parte de Judá (Thiago Rodrigues) e dos demais, o governador do Egito vai acalmá-los e dizer que, na verdade, Deus foi quem o enviou para longe da família.
"Não fiquem tristes... nem se culpem por terem me vendido. Foi Deus Quem me enviou pra cá antes de vocês, pra salvação de vidas. Porque já faz dois anos que a fome começou na terra e ela vai continuar por mais cinco anos, em que não vai se conseguir plantar nem colher", começa o marido de Asenate (Letícia Almeida) no texto distribuído entre o elenco.
"Então Deus me enviou antes de vocês pra preparar o caminho e conservar a descendência de vocês na terra, e para salvar as suas vidas através de um grande livramento", continua José. O PurePeople teve acesso ao roteiro. "Não foram vocês que me mandaram pra cá, mas sim o próprio Deus, me fazendo como uma espécie de pai pro faraó, e me colocando como responsável pela sua casa e por todo o Egito".
Na cena, José estará emocionado especialmente pelo reencontro com Benjamin (Marcus Bessa), seu irmão mais novo. Jacó (Petronio Gontijo), pai do grupo, autorizou a ida do caçula ao Egito depois de promessas de proteção de Judá. Esse é o grande final da novela bíblica, que vem sendo esticada há algum tempo.
Na sequência, José passa a dizer que gostaria que os irmãos e principalmente o pai passassem a morar com ele no Egito. "Agora corram de volta pro meu pai e digam a ele: 'Seu filho José lhe manda dizer: Eu sou o governador de todo o Egito. Venha o mais rápido que puder e fique aqui comigo'", pede José.
"Vou dar um lugar pro senhor morar pra que o senhor esteja sempre perto de mim, não só o senhor, mas os seus filhos (...) Eu vou cuidar de vocês. De tudo o que vocês precisarem, e nada vai faltar", garante o marido de Asenate.
Pouco depois, ao saber que o filho não morreu devorado por animais, Jacó passa mal. O patriarca da família fica em choque, mas logo decide seguir o pedido dos irmãos e viaja, junto dos filhos, até o Egito. Chegando lá, ele e José protagonizam um reencontro emocionante.