Novela "O Outro Lado do Paraíso" - capítulos de 27 de novembro a 2 de dezembro de 2017
Beatriz (Nathalia Timberg) instrui Clara (Bianca Bin) para ficar com seus bens e faz um testamento em seu nome. Renato (Rafael Cardoso), depois de conversar com Lívia (Grazi Massafera), fala com Josafá (Lima Duarte) que Clara não procurou saber de Tomaz. Tônia (Patricia Elizardo) e Bruno (Caio Paduan) se casam depois que ela inventa mentira. Raquel (Erika Januza) se dedica aos estudos. Renato se casa com Lívia. Passam-se 10 anos e Tomaz (Vitor Figueiredo), em sua festa de aniversário, dá o primeiro pedaço do bolo para Lívia. Sophia (Marieta Severo) obriga Estela (Juliana Caldas) a deixar sua casa e ir para Pedra Santa. Samuel (Eriberto Leão) consegue publicar e lançar seu livro. Adinéia (Ana Lúcia Torre) faz queixa de Suzy (Ellen Rocche). Duda (Gloria Pires), ao perder seu dinheiro, recebe incentivo de Danilo para atuar como costureira. Mariano (Juliano Cazarré) transa com Sophia na mina de esmeraldas. Clara faz exercícios físicos na clínica e é incentivada a não desistir de fugir por Beatriz. Mercedes (Fernanda Montenegro) diz a Renato que será dada uma chance de ele conhecer o lugar em que Clara está. Renato, ao ver o computador de Sophia, constata que Clara está em uma clínica psiquiátrica.
Renato indaga Sophia sobre a internação de Clara. Gael continua inconformado por Estela ter sido expulsa da casa da família. Renato trata Sophia com grosseria. Sophia nota que Cido (Rafael Zulu) chegou em sua casa com um relógio novo. Samuel apoia Renato quando ele conta sua vontade de fazer um mestrado. Estela e Rosalinda são levadas para Pedra Santa por Cido. Renato insinua para Lívia sobre um possível retorno de Clara. Odair é contratado por Nicácio (Fábio Lago) para trabalhar em seu salão. Lívia não gosta quando Renato informa que fará uma viagem. Estela e Juvenal (Anderson Di Rizzi) se conhecem. Renato vai até a Clínica em que Clara está internada, faz uma declaração de amor e garante que irá tirá-la do local. Clara fala com Beatriz sobre a visita de Renato. Gael conversa de forma séria com Tomaz. Nádia (Eliane Giardini) se queixa da união de Bruno e Tônia. Samuel e Cido se encontram novamente. Renato, conhecendo a clínica, diz para Clara que será difícil para que ela consiga fugir. Com a morte de Beatriz, Renato aconselha Clara a entrar no caixão no lugar da idosa. Os enfermeiros jogam o caixão com Clara no mar.
Desesperada, Clara tenta não se afogar e sair do caixão. Já na superfície, Clara se equilibra em cima da tampa do caixão para não afundar novamente. Leandra (Mayana Neiva) se encontra com o sócio oculto do bordel em seu quarto. Clara grita por socorro ao ver um barco e o pescador Danilo tenta resgatá-la. Josafá questiona Mercedes sobre o futuro de Cleo (Giovana Cordeiro), mas a mística diz não conseguir ouvir as vozes com clareza e só vê escuridão. Cleo é admirada por Valdo (Alexandre Rodrigues), que diz a Miguel que a acha bonita. Junto dos garimpeiros, Mariano, ao achar um novo veio de esmeraldas, aconselha Sophia a chamar um geólogo. Sophia é levada até mina por Mariano e os dois se agarram. Nádia prepara jantar em comemoração a nomeação de Bruno como delegado. Bruno se encaminha à delegacia de Vinícius (Flavio Tolezani) para ficar no posto de delegado. Raquel é nomeada juíza e celebra com os amigos do quilombo. Clara é levada por Danilo para sua casa e, ao ver Duda, elas se reconhecem.
Duda e Clara conversam e a costureira se oferece para ajudá-la. Clara, ao contar que está fugindo do hospício, pede para não ser denunciada. Chegando em casa, Renato diz ter se decepcionado com o curso pelo qual viajou. Clara viaja para o Rio de Janeiro de carona com um caminhoneiro. Duda pede que Danilo a ajude a cobrar dinheiro a um homem. Por telefone, Duda marca encontro com Natanael (Juca de Oliveira). Rosalinda aconselha Estela a presentear Juvenal com um bolo. Nádia resolve preparar um jantar especial para a juíza que irá trabalhar com Gustavo (Luis Mello). Mariano ri de Estela e é recriminado por Juvenal. Nicácio esconde de Nádia quem é a nova juíza. Sophia emprega Diego (Arthur Aguiar) em seu garimpo. Sophia humilha Estela por ela visitar a mina. Diego conhece os garimpeiros por meio de Sophia e ele diz que existe uma fortuna em esmeraldas. Nádia constata que a juíza é Raquel e desmaia. Natanael e Duda se encontram em restaurante. Danilo afirma a Duda que Natanael estava apenas com seu motorista. Ao ser humilhada por Natanael, Duda diz que ressuscitou.
Duda pede que Natanael lhe dê dinheiro e é fotografada com Danilo por um detetive. Nádia não consegue destratar Raquel. Tônia se queixa de ciúmes de Bruno. Diego vai ao bordel com Mariano e os garimpeiros. Duda diz para Danilo ir ao banco com ela. O detetive é instruído por Natanael a matar Duda, que dá à sua cliente o casaco usava quando viu Natanael. Clara vai até a casa de Fabiana (Fernanda Rodrigues). Nicácio é repreendido por Nádia por não lhe falar nada sobre Raquel. Bruno vai atrás de Raquel. Rosalinda diz para Juvenal ir ver Estela. Mariano faz declaração romântica para Sophia. Nádia, falando com Sophia sobre Raquel, diz que ela é incorruptível. Danilo e a cliente de Duda são assassinados. Bruno vai atrás de Raquel. Clara se oferece para ficar na vaga de empregada doméstica na casa de Fabiana e é contratada.
Clara observa os objetos da casa de Fabiana, que estranha seu comportamento. Duda dá prazo para receber dinheiro de Natanael e o ameaça, afirmando que contará que ele mandou matar Danilo e sua cliente. Sophia deixa Lívia tranquila ao dizer que Clara está morta. A vilã convoca toda a família para informar que a ex-mulher de Gael morreu e deixa o filho em choque. Duda liga para Natanael e, depois de confirmar o recebimento do dinheiro, o humilha. Sophia mente sobre a causa da morte de Clara ao dizer que ela foi vítima de uma explosão de bomba em uma base militar no oriente médio. Gael chora pela morte de Clara e é consolado por Cido. Lívia comenta com Sophia sobre sua mentira para justificar a morte de Clara. Fabiana critica Clara, que se dispõe a refazer os ovos mexidos de Ronaldo (Rodrigo Veronese). Clara é elogiada por Ronaldo. Gael recebe o apoio de Estela. Rosalinda insiste para que Estela visite Juvenal. Josafá é informado por Gael sobre a morte de Clara e fica desolado. Mercedes instrui Gael a procurá-la quando estiver pronto e diz que a jovem não morreu. Gael leva Aura (Tainá Müller) para jantar em sua casa e a apresenta como namorada. A médica é espancada por Gael depois de criticar a fuga de Clara. Na casa de Fabiana, Clara limpa o chão para encontrar o esconderijo de Beatriz e é flagrada pela patroa.