RESUMO DA NOVELA "O TEMPO NÃO PARA" - semana de 31 de julho a 04 de agosto
Dom Sabino (Edson Celulari) acompanha de perto o desembarque do material para a comemoração de Marocas (Juliana Paiva). No rio, Bento (Bruno Montaleone) e os colegas são observados por Marocas e Damásia (Aline Dias). Dom Sabino se enche de vaidade quando a rainha da Inglaterra lhe escreve uma mensagem. Dom Sabino vê quando Bento cobra ser beijado por Marocas. Dom Sabino defende Marocas. Bento se finge de morto e Marocas acompanha seu velório de mentira. Ao saber que Bento simulou a própria morte, dom Sabino resolve que ele e a filha Marocas devem se casar. Dom Sabino decide se mudar com a família quando Marocas, na igreja, não aceita se casar. Marocas pede perdão a dom Sabino. Na embarcação, Bento trabalha como garçom, dom Sabino descobre e fica com raiva. Ao colidir com um imenso iceberg, o Albatroz naufraga. 132 anos depois. Samuca (Nicolas Prattes) se encanta ao ver Marocas depois de encontrar um grande bloco de gelo nas águas do Guarujá. O tenente Mateus (Raphael Vianna) faz de tudo para Samuca não chegar perto do bloco. Samuca e Marocas chegam na Ilha Vermelha depois que ele a socorre.
Samuca deixa Elmo (Felipe Simas) aflito quando o amigo avista um pedaço da sua prancha. Marino (Marcos Pasquim) socorre Marocas quando ela desperta e fica nervosa ao ver Samuca. Os congelados são mandados para a Criotec em ação organizada por Waleska (Carol Castro) e Mateus. Ninguém sabe onde Samuca está, diz Elmo a Betina (Cleo). Samuca faz de tudo para se justificar em conversa com Marino. Marocas é amparada por Monalisa (Alexandra Richter). Petra (Eva Wilma) diz que o melhor a se fazer é que ninguém saiba sobre os congelados. Marocas é encaminhada para um hospital de São Paulo ao perder os sentidos depois de escapar da casa de Marino. Samuca deixa Betina aflita. Marocas recebe assistência de Samuca. Quando descobre a respeito de Marocas, Betina sente ciúmes. Na frente das cápsulas criogênicas que abrigam a família Sabino Machado, Petra, Waleska e Mateus tentam saber de onde eles vieram.
A respeito de Maroca, Betina faz várias perguntas para Samuca. Betina chega no apartamento do noivo, dá de cara com Elmo e fica espantada. Nas profundezas do mar, Marino acha bijuterias. Ao notar que Marocas está desaparecida, Waleska fica aflita. Samuca olha atentamente para Marocas. Marocas foi internada, diz Elmo a Waleska. Betina não se controla e fica enciumada. Ao não deixar que Marocas deixe o hospital, Samuca bate-boca com Waleska. Lalá (Micael) perde o emprego quando dá um beijo em Carmen (Christiane Torloni) no meio da aula. Coronela (Solange Couto) joga charme para um freguês. Petra faz de tudo para Samuca aceitar que Marocas seja encaminhada para o laboratório de criogenia. Amadeu (Luiz Fernando Guimarães) resolve não ser mais aliado da Samvita. Petra estuda maneira de Samuca aceitar ser investidor das pesquisas sobre os Sabino Machado. Barão (Rui Ricardo Dias) faz de tudo para se comunicar com Eliseu (Milton Gonçalves). Mariacarla (Regiane Alves) fica sabendo por Emílio (João Baldasserini) que serão funcionárias de Samuca. Monalisa e Marino resolvem ir atrás da fortuna que está nas profundezas do mar. Petra e Mateus fazem de tudo para compreenderem o que cercam os Sabino Machado. Vanda (Lucy Ramos) e Emílio passam a trabalhar juntos no caso dos Sabino Machado por decisão de Samuca. Paulina (Carol Macedo ) perde o emprego quando deixa cair vinho nas vestes de Samuca. Samuca nega emprego a Lalá quando ele o ofende. Marocas é levada para um quarto.
A respeito de Marocas, Samuca e um médico se falam. Lalá falta com a verdade ao conversar com Carmen. Paulina encaminha Eliseu ao hospital quando ele não passa bem. As conclusões dos exames da família Sabino deixam Petra empolgada. Marocas pede pelo pai ao despertar. Ao despertar, dom Sabino chama pela filha mais velha. Helen (Rafaela Mandelli), Petra e Marocas se falam. Herberto (Cláudio Mendes) conta a dom Sabino sobre o paradeiro de Marocas ao se espantar com ele. Samuca fica com suspeitas quando Marocas fala. Dom Sabino é encaminhado para o hospital por Herberto ao não se sentir bem. Eliseu e Paulina ficam esperando para serem atendidos. Marocas revela o ano no qual foi congelada e surpreende Samuca e Helen. Eliseu obriga Paulina a não pegar empréstimo com o irmão para quitar a dívida do irmão. Eliseu está no hospital, conta Florêncio (Ricardo Duque) ao Barão. A atitude de Betina a faz ser repreendida por Carmen. Samuca encara Petra do dizer a Emílio para ele levantar o passado de Marocas. De forma urgente, dom Sabino é encaminhado para o hospital. Marocas e Samuca vão embora do hospital quando ela acredita que ele vai colaborar com ela.
Em uma cama, na companhia de Eliseu, dom Sabino desperta. Eliseu resolve encaminhar dom Sabino para sua casa ao contar que pode colaborar com ele. Petra fica sabendo por Herberto que dom Sabino deixou o hospital sem ser visto. Samuel encaminha Marocas para sua casa. Ao ver Carmen, Marocas fica mais calma. A metrópole deixa dom Sabino encantado. As falas de Marocas deixam Carmen espantada. Na Freguesia do Ó, Eliseu e dom Sabino entram na casa dele. Carmen ouve do filho o que aconteceu com Marocas. Dom Sabino recorre à Eliseu para rever os parentes. Lalá chama Vera Lúcia (Talita Younan) para passarem a noite juntos quando fica sabendo por Carmen que o filho dela sugeriu que ela passasse a noite em seu apartamento. Vera Lúcia volta para casa acompanhada da mãe, Marciana (Cyria Coentro). A festa vai Coronela protestar. Elmo surpreende Waleska em seu quarto. Betina fala mal de Marocas para Mariacarla. Sem ninguém ver, Vera Lúcia deixa sua casa. Marocas desperta com raiva depois de Samuca acompanhá-la enquanto ela dorme. Marcian fica sabendo que a filha passou a noite fora de casa. Carmen repreende Betina quando ela destrata Marocas. Eliseu faz de tudo para não contestar dom Sabino. São Paulo é observada, fascinada, por Marocas, na janela.