NOVELA "A TERRA PROMETIDA" - semana de 30 de janeiro a 03 de fevereiro de 2017
Capítulo 149 - segunda-feira
Com Salmon (Rafael Sardão) e Raabe (Miriam Freeland), Jéssica (Maytê Piragibe) se desculpa. Ao segurar o bebê Boaz nos braços, se emociona ela. No acampamento, com os estrangeiros presentes, Inês (Brendha Haddad) fala sobre fé. Haniel (Paulo César Grande), Tirda (Priscila Uba), Maquir (Alexandre Slaviero) e Gael (Miguel Costa) brincam. Querem romper a aliança com Zareg (Ricardo Duque), dizem Racal (Gustavo Novaes) e Bogotai (Marcelo Argenta). Tirda e os filhos, Haniel diz amar. As maldades de Samara (Paloma Bernardi) e Tobias (Raphael Vianna) não são concordar por ela, diz Léia (Beth Goulart). Do acampamento hebreu, se aproximam Mireu (Eduardo Magalhães) e Abul (Joelson Medeiros). Para buscarem leite, saem juntos da tenda, Aruna (Thais Melchior) e Elói (Cláudio Gabriel). Observa Mireu. Para averiguar, corre Tobias ao escutar um barulho. Tentam se esconder um soldado e Abul. Tobias é golpeado quando Mireu se aproxima. Com Aruna e Elói se depara Samara ao chegar na cozinha coletiva. Constrangidos, deixam o local a mulher e o criado de Josué (Sidney Sampaio). Samara acaba sequestrada quando se confundem Abul e Mireu. Ao notar a ausência da filha, na manhã seguinte, Léia se assusta. Desmaiado, Tobias é encontrado por Zaqueu (Ricky Tavares). Por ter sequestrado uma mulher indefesa, Mireu diz estar triste, ao procurar Lina (Naiumi Goldoni). Ele é admirado por Ula (Rafaela Mandelli). Com sintomas de falta de memória, Tobias desperta na tenda de Darda. Ao rei Adonizedeque (Mário Frias), Samara é entregue por Abul, no palácio. Ao rei Adonizedeque (Mário Frias), Samara é entregue por Abul, no palácio. Se debate e grita a vilã. Da hebreia, Úrsula (Letícia Peroni) diz ter gostado. Com a mulher de Josué, Samara percebe ter sido confundida. Não se lembra de nada, diz Tobias. Léia deve ser chamada, pede Darda, preocupada com a falta de memória do rapaz. Mara e Racal conversam e Aiúde (Fábio Villa Verde) estranha. Para a masmorra Samara é mandada ao enfrentar Adonizedeque. A Racal, Mara não deve dar intimidade, pede Aiúde. Quemuel (Raymundo de Souza) e Léia (Beth Goulart) não são reconhecidos por Tobias. Sobre a gravidez, Sama (Andrea Avancini) é aconselhada por Ruth (Louise Marrie) a contar a verdade para Boã (Tatsu Carvalho). Tobias está fingindo, acusa Zaqueu. Uma peça de roupa da hebreia capturada, Adonizedeque diz que vai enviar para Josué. Para ajudar Tobias, não há o que se fazer, avisa Darda. Jéssica, Iru (Guilherme Boury), Acsa (Marisol Ribeiro) e Otniel (Leonardo Miggiorin) visitam Raabe e Salmon. Para casa, Tobias é levado por Quemuel e Léia. Com Mara, Ioná (Day Mesquita) discute. Por ter salvo a vida de Yana (Luciana Braga), Léia é elogiada por Quemuel. Para avisar Josué, ele corre ao estranhar o sumiço de Samara. Uma busca à Samara é ordenado pelo líder quando descobre que Tobias foi atacado. Aos oficiais, na masmorra do palácio, a vilã dá trabalho. A capturada pode não ser Aruna, começa a desconfiar Adonizedeque.
Capítulo 150 - terça-feira
Para fazer o reconhecimento, Mireu deve ser chamado, pede o rei. Com Tobias, Léia e Quemuel tentam conversar. De maneira suja e grosseira, Haniel se comporta e surpreende os familiares. Sama tem um assunto importante para dizer, diz Ruth a Boã. Isaque (Daniel Erthal) está triste e Pedael (Ernani Moraes) nota. A notícia dada por Sama deixa Boã perplexo. Isaque é aconselhado a conquistar Adélia (Ray Erlich) pelo pai, Pedael. Para dançar, a moça é convidada pelo rapaz. Do banho de lama resolveu se vingar, diz Haniel ao contar para a família que mentiu. A família de Quemuel deve ser tranquilizada, pede Josué a Aruna. Adélia diz que irá pensar quando Isaque a pede em namoro. Quem raptou Samara não vai ter suas chantagens atendidas, afirma Josué em conversa com Calebe (Milhem Cortaz). Tobias não reconhece Aruna quando ela tenta conversar com ele. O estado do rapaz deixa Darda preocupada. É um risco para ela ser sua mulher em tempos de guerra, conversa Josué com Aruna. O que houve na noite do ataque, Zaqueu e Chaia (Juliana Boller) tentam descobrir. Um feitiço para separar Ioná e Elói, Mara pede a Racal. A tenda de Tobias é deixada por Zaqueu e Chaia. Revela estar fingindo o Monstro Hebreu. Sequestraram a mulher errada, avisa Mireu ao não reconher Samara. A cabeça da vilã hebreia deve ser cortada, manda Úrsula.
Capítulo 151 - quarta-feira
Pode entregar Aruna, revela Samara ao implorar para ficar viva. Continua a ouvi-la Adonizedeque ao se interessar no que ela diz. O rei deve entregar Josué a ela depois da vitória dos cananeus contra os hebreus, diz a vilã em troca da ajuda. Ioná e Elói vão ser separados, diz Racal. Em conversa com o rei, Samara diz odiar Aruna. Finge não lembrar de nada Tobias ao encontrar Zuma (Iran Meu Nego). A opinião de suas prisioneiras vai ouvir, avisa Adonizedeque. Ao entregar uma porção para Mara, Racal pede um beijo em troca. Só depois de funcionar o feitiço, diz ela. Com os estrangeiros, Eleazar (Bernardo Velasco) fala sobre Deus. A aproximação de Zareg com o povo de Israel é alvo da reclamação de Bogotai e Racal. Com os cadáveres de suas prisioneiras, conversa Adonizedeque. Finge ser bonzinho Tobias ao falar com Zuma. Sobre Finéias (Rafael Queiroz), Bogotai tenta descobrir mais informações. Com o plano de Samara concorda, diz Adonizedeque. A hebreia deve ser liberta, manda o rei. O aprendizado de Zareg deixa Calebe satisfeito. Na barraca de Elias (João Bourbonnais), Laís (Ariela Massotti) se oferece para ajudar. No riacho, se banham Jéssica e Iru. Apaixonados, se beijam eles.
Capítulo 152 - quinta-feira
O acordo com Samara deve ser descumprido, aconselha Úrsula ao pai. Para protegerem Aruna, alguns guerreiros hebreus são colocados por Josué. Sobre a gravidez, Boã, Sama e Darda conversam. O jeito bondoso de Aruna é elogiado por Ioná. Sama é cuidada por Ruth e Boã. A pressa de Mara é estranhada por Ioná. Baltazar (o nome do ator não foi divulgado) recebe pedido de Mara para acompanhá-lo quando a vilã encontra o homem bonito na rua. Ioná e Elói surpreendem Mara quando ela retorna para a tenda da filha. O fracasso do seu plano irrita ela. Salmon e Raabe são visitados por Josué e Aruna. Para jantar em sua tenda, Laís é convidada por Jéssica. Com admiração, Adélia é observada por Isaque. Por abrigarem Zareg, correm perigo, Iru alerta Calebe. Salmon chama Isaque quando ele está prestes a beijar Adélia. Novas buscas foram ordenadas por Josué, avisa o guerreiro. Entrando na tenda Samara é vista e surpreende Léia e Quemuel.
Capítulo 153 - sexta-feira
Entrando na tenda Samara é vista e surpreende Léia e Quemuel. Dos sequestrados, conseguiu escapar, diz a vilã ao mentir. Com a família, limpo novamente, janta Haniel. Na busca por Samara, Rune (Douglas Sampaio ) e Elidade (Guilherme Leme Garcia) avisam que se juntaram. Dos erros do passado, Maquir diz estar arrependido ao se abrir com Haniel. Racal e Mara se beijam. Durante a missão de busca, Raabe pede para Salmon ter cuidado. Mireu para capturar Aruna deve se encontrar com Samara no local combinado, avisa Adonizedeque. Para encontrarem o inimigo, os guerreiros devem continuar nas buscas, pois é melhor, diz Josué. O fato de Samara ter conseguido fugir tão facilmente estranha o líder hebreu. Em conversa com Samara, revela Tobias ter fingido perder a memória. O irmão é um gênio, ela diz. Para sair do palácio, é preciso de escolta, avisa Adonizedeque a Abul. A verdade do encontro do rei de Jerusalém é contado por Samara a Tobias. Na taberna de Ula, Adonizedeque surpreende a todos a chegar. A história contada por Samara causa desconfiança em Léia. Com joias, Ula é presenteada por Adonizedeque. Para o Gilgal, Mireu deve partir imediatamente, ordena o rei. A postura de Zareg diante dos hebreus é alvo da reclamação de Bogotai e Racal. O pai não vai se aproximar de Ula, avisa, com ciúmes, Úrsula. Para conhecer sua mãe, no palácio, Adonizedeque convida Ula. Uma mulher será contratada para seduzir Finéias, diz Bogotai. Não cairá na armadilha, avisa Zareg. Mireu e Ula se beijam quando ela se entrega. Na busca, seguem os guerreiros e Salmon. Vão precisar de uma escolta ordenada por Josué, diz Aruna quando, cínica, Samara a convida para um passeio. Do acampamento, Mireu se aproxima acompanhado de outros oficiais. Com os cadáveres das prisioneiras, conversa Adonizedeque, louco. Samara e Aruna são atacadas por Mireu. Guerreiros hebreus e oficiais cananeus lutam. Elói e Ioná devem ser afastados de vez, pede Mara a Racal. Um recém-nascido deve ser sacrificado, avisa o cananeu. Os reis da coalisão são reunidos por Adonizedeque. Aruna é atacada pelos cananeus e Salmon e os outros guerreiros hebreus avistam o ataque. Quais as reais intenções de Ula com o rei?, pergunta Úrsula ao ir até a taberna. Ao se aproximar para proteger Aruna, é golpeado Rune. Um oficial cananeu ergue a lança para matá-lo, quando Rune cai no chão.