Tobias (Raphael Vianna) já mostrou ser capaz de tudo quando tentou matar por afogamento Yana (Luciana Braga). E nos próximos capítulos da novela "A Terra Prometida", o Monstro Hebreu vai fingir ter perdido a memória. A farsa do vilão tem início quando sua mãe, Léia (Beth Goulart), chama atenção dele por não concordar com suas atitudes - ele foi cúmplice no assassinato de Abel (Edu Porto).
Ao mesmo tempo, Abul (Joelson Medeiros) e Mireu (Eduardo Magalhães) chegam ao acampamento hebreu a mando de Adonizedeque (Mário Frias) para raptar Aruna (Thais Melchior). Ao escutar um barulho estranho no Gilgal, Tobias tenta averiguar, mas acaba golpeado pelo irmão de Lina (Naiumi Goldoni).
O filho de Quemuel (Raymundo de Souza) é encaminhado para a tenda de Darda (Ana Barrozo) após ser encontrado desmaiado por Zaqueu (Ricky Tavares), cuja morte vai ser impedida por Rune (Douglas Sampaio), e ao acordar apresenta sinais de não ter memória. Ao ver os pais, Tobias leva o seu plano adiante e não os reconhece, mas o arqueiro logo o acusa de estar fingindo. Depois, se passa por bonzinho em conversa com Zuma (Iran Meu Nego). O Monstro só revela a farsa quando se encontra com a irmã Samara (Paloma Bernardi).
A filha de Léia e Quemuel começa a pagar por suas maldades e pelo ódio doentio à meia-irmã, Aruna. A vilã é confundida com a mulher de Josué (Sidney Sampaio) e acaba raptada por Mireu e Abul. No palácio, Adonizedeque após um tempo se convence que a hebreia não é quem procura. Úrsula (Letícia Peroni) se intromete e manda o pai cortar a cabeça de Samara.
Acuada, a vilã afirma que pode entregar Aruna ao rei de Jerusalém. Não demora muito para Samara se aliar novamente ao irmão e, ao mesmo tempo, culpar Zaqueu. Tobias acerta uma flecha na meia-irmã, que cai em um rio e acaba resgatada pelos soldados cananeus. E passados dez anos, a vilã é encontrada pelo arqueiro em uma caverna. Ela só tem tempo de pedir perdão por suas atitudes e morre, em seguida.
(Por Guilherme Guidorizzi)