Os sinais de envelhecimento já incomodaram Regina Duarte. Tanto que a intérprete da lésbica Esther na novela "Sete Vidas " minimizou a passagem do tempo com uma cirurgia de rejuvenescimento facial. Em entrevista à Revista da TV, do jornal "O Globo", ela contou que esta foi a única a intervenção estética. "Nunca pus botox. Fiz um lifting daqueles que repuxam tudo, com 39 anos, coisa de maluca. Não me arrependo. Isso me tirou 15 anos. Hoje não sei, pois tudo tem prazo de validade. E não fiz mais nada", revelou ela, que havia feito uma aplicação a laser no rosto antes de participar da novela "Império", em 2014.
Agora, aos 68 anos, ela garante que envelhecer já não é mais um problema e diz não ser importar com a vaidade. "Não adianta ter uma embalagem maravilhosa porque o interno se impõe no fundo do teu olho. Não sou uma pessoa vaidosa. Na rua, uso zero maquiagem. Os fãs ficam meio chocados. Já cansei de ouvir em banheiros: "Nossa, ela é mais bonita na televisão. Por que ao vivo ela é feia?".
'Não sou diva, mas acho engraçado', dispara a atriz
Com 50 anos de carreira, a eterna namoradinha do Brasil - título no qual a aprisionava - diz não se sentir uma estrela. "Não sou diva, mas acho engraçado. Respeito essa palavra. Sou de uma geração em que ator era operário da arte. Esse glamour hollywoodiano que tentam impingir à nossa profissão está errado. A gente tem que acordar cedo, preparar o corpo, a voz, decorar texto, ler muita literatura. Aliás, tenho um calhamaço para decorar. Meu personagem é muito verborrágico", contou ela, que fica impressionada com a forma que trata a sexualidade de sua personagem.
"As pessoas só se referiam a Esther como "a lésbica", "a homossexual". Isso é uma característica que não está na linha de frente dela. Ela tem outras coisas muito sedutoras", afirma a atriz, garantindo que sua personagem caiu no gosto popular: "Conheço por táxis, aeroportos, supermercado, feira e consultórios aonde vou. Em todo lugar, a reação é fantástica. As pessoas dizem que ela é alguém que gostariam de ter por perto".
Artista é uma avó dedicada aos cinco netos
Se na trama a personagem dela costuma interferir na criação dos netos, o mesmo também acontece na vida real.A artista é uma avó dedicada aos netos João Gabriel, fruto do casamento de seu filho com a atriz Regiane Alves, e Frederico e Manuela, filhos de Gabriela Duarte:
"Vou até um certo ponto e paro para não ficar aquela sogra ou avó inconveniente. Tenho bastante semancol, mas nunca deixo de colocar. Não sei se vou falar para sempre "No meu tempo, a gente lidava com isso assim assado", pontou.
Apesar de dar conselhos, ela não gosta de "estragar" os netos e não permite que seu netos comam besteiras. "Pelo contrário. Comigo eles sabem o que não pode, que não tenho refrigerante em casa, é tudo natureba".