A Globoplay segue resgatando clássicos da teledramaturgia da Globo e nesta segunda-feira (10), a plataforma passa a disponibilizar a novela "Partido Alto" (1984), de Aguinaldo Silva. Assim como ocorre com "A Sucessora", a história tem Susana Vieira como um das protagonistas, vivendo Gilda. Ao lado dela, puxam o elenco Gloria Pires (Celina), Betty Faria (Jussara) e Elizabeth Savala (Isadora).
Exibida em 174 capítulos na faixa das oito, "Partido Alto" foi ambientada na Zona Sul e no Encantado, bairro da região Norte do Rio de Janeiro. O elenco reuniu ainda nomes como José Mayer, Christiane Torloni e Kadu Moliterno. Infelizmente, da mesma maneira que ocorre com novelas como "Uga Uga", alguns atores e atrizes já não estão mais entre a gente.
É o caso por exemplo de Milton Gonçalves, falecido no ano passado. O Purepeople faz uma homenagem a esses artistas. Confira.
- Cláudio Marzo: o Maurício da trama morreu aos 74 anos em março de 2015. O artista enfrentava complicações pulmonares. Com trabalhos também na Tupi, Record e Manchete, se consagrou em 1990 como o José Leôncio de "Pantanal".
- Raul Cortez: outro baluarte da TV, onde esteve em 20 novelas, Raul faleceu em julho de 2006 aos 73 anos. Ele havia descoberto dois anos antes um tumor no pâncreas. Em "Partido Alto", foi o Célio.
- Lílian Lemmertz: mãe de Julia Lemmertz, a atriz morreu em junho de 1986 com 48 anos após um infarto. Lílian trabalhou na TV por aproximadamente 20 anos e "Partido Alto", onde foi a Nanci, foi sua última novela com papel fixo.
- Célia Helena: uma das damas da dramaturgia brasileira, a artista foi a Isidinha na novela. Ela morreu em março de 1997 aos 61 anos durante tratamento contra um câncer.
- Eva Todor: nascida na Hungria, a artista morreu aos 98 anos em dezembro de 2017 após contrair uma pneumonia. Na trama, viveu a Cecília Amoedo, e na carreira contabilizou inúmeras peças de teatro, além de filmes e vários trabalhos na TV.
- Norma Bengell: falecida em outubro de 2013 aos 78, a artista enfrentava problemas de locomoção e havia sido diagnosticada com câncer. Na novela, foi a Irene. Norma além de brilhar nos palcos e telas, foi ativista política e lutou contra a Ditadura.
- Guilherme Karan: o ator e humorista morreu em julho de 2016 aos 58 anos. Ele que foi o Políbio enfrentou complicações da síndrome de Machado-Joseph, que o deixou internado por dois anos.
- Arnaud Rodrigues: cantor, compositor, humorista e ator morreu em naufrágio no carnaval de 2010 aos 67 anos. Em "Partido Alto" foi o Mr. Soul.
Monique Alves (a Ana Benta, em agosto de 1994 aos 32 anos decorrente de leucemia), Rubens Corrêa (o Arnaldo, morto em janeiro de 1996 aos 64 anos), Jonas Mello (o Zé, de causas naturais, aos 83 anos em novembro de 2020) e Lucy Mafra (a Andreia, em dezembro de 2014 aos 60 anos, de falência múltipla dos órgãos) também já nos deixaram.
Além deles, Marilu Bueno (a Sulamita, em junho de 2022 após complicações de cirurgia, aos 82 anos), Fabio Sabag (o Turquinho do Méier, morto no último dia de 2008 por complicações de um câncer, aos 77 anos), Germano Filho (o Jesus, em abril de 1995 aos 65 anos, de insuficiência respiratória) e Nélia Paula (a Manuela, de infarto fulminante em setembro de 2002 aos 71 anos).
Armando Bógus e Yoná Magalhães fizeram participações especiais. O ator morreu aos 63 anos em 1993 durante tratamento contra a leucemia. A atriz faleceu em 2015 aos 80 anos de insuficiência cardíaca.