Guilherme Karan morreu na manhã desta quinta-feira (7). O humorista tinha 58 anos e estava internado há dois anos no Hospital Naval Marcílio Dias, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O comediante já não falava mais e se comunicava somente com os olhos. A informação foi confirmada por familiares do ator ao jornal "Extra".
Karan sofria da Síndrome de Machado Joseph, uma doença degenerativa. Em março do ano passado, o humorista ainda conseguia falar, embora com extrema dificuldade, disse a amiga e diretora Tessy Callado. O ator estava afastado da TV desde 2005 quando atuou na novela "América", interpretando o Geraldito. Um dos papéis mais marcantes foi o do entrevistador Zeca Bordoada no programa humorístico "TV Pirata" (1988). Nas novelas, interpretou o mordomo Porfírio em "Meu Bem Meu Mal" (1990), ao lado de Vera Zimermann.
Guilherme Pontes Karan atuou ainda em "Partido Alto" (1984), "Dona Beija" (1986, na extinta TV Manchete), "Perigosas Peruas" (1992), "Explode Coração" (1995) e no remake de "Pecado Capital" (1998). No cinema, interpretou o vilão de "Super Xuxa Contra Baixo Astral". Ao lado da apresentadora, esteve ainda nas duas partes do filme "Xuxa e os Duendes".
Outros humoristas faleceram durante o ano
No dia 14 de janeiro, Shaolin perdeu a vida aos 44 anos, após ficar cinco anos em coma, depois de um acidente de carro. Intérprete do seu Eugênio da "Escolinha do Professor Raimundo", César Macedo não resistiu a uma broncopneumonia e morreu aos 81 anos. E no mês passado, Rubén Aguirre, o eterno Professor Girafales da série "Chaves" faleceu aos 82 anos.
(Por Guilherme Guidorizzi)