Em 'Cabocla', Tomé (Eriberto Leão) teve um final trágico nos últimos momentos da novela, exibida atualmente o Vale a Pena Ver de Novo, na Globo. O peão salva Tobias (Malvino Salvador) de uma briga em um bar e acaba levando um tiro do capanga de Justino (Mauro Mendonça).
O final do personagem foi igual ao da versão original, em 1979, vivido na época por Maurício do Valle. Mas você sabia que Tomé quase teve um final feliz na segunda versão?
Na ocasião, as autoras Edmara e Edilene Barbosa chegaram a anunciar que o peão teria um final feliz com Tina (Maria Flor). “Eu e o meu pai já decidimos isso. Tomé não morrerá”, declarou Edmara Barbosa, filha de Benedito Ruy Barbosa.
Eriberto Leão, que hoje vive o cafajeste Robson de 'Mania de Você', comemorou o possível fim apoteótico do personagem. “Acho que as duas coisas contribuíram para que o Tomé não morresse. E também a cara que eu e o Malvino Salvador, que interpreta o Tobias, demos para esses peões. Eles são rudes e rústicos, mas sensíveis ao mesmo tempo. Acredito que isso tenha feito com que eles conquistassem mais as pessoas”, contou ele para o jornal Zero Hora.
No bar em que os amigos frequentam, um homem bêbado chegará e revelará que foi ele que deu uma surra em Felício (Sebastião Vasconcelos). Irritado, o personagem de Malvino Salvador parte para cima do bêbado, e Tomé tenta segurá-lo. No entanto, o próprio Tomé assume a briga em defesa do parceiro, mas o bandido que está armado o alveja, deixando-o sem vida na frente de todos.