2022 trouxe grandes perdas para o Brasil e o restante do mundo. O fim do ano foi marcado pela morte de Pelé, consagrado como o Rei do Futebol. O ex-atleta morreu na tarde do dia 29 de dezembro, após um mês internado para tratamento de um câncer no cólon.
Pelé foi internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratar uma infecção respiratória, consequência da Covid-19, e, também, para avaliação do quadro do câncer. O craque passou os últimos dias de vida rodeado dos filhos e netos.
No mesmo dia, outro nome emblemático teve a morte anunciada: ícone da moda, a estilista britânica Vivienne Westwood morreu aos 81 anos na quinta-feira (29). Suas produções sempre estavam presentes nos red carpets dos principais eventos e premiações internacionais.
Na galeria de fotos acima, você mata a saudade de Pelé e de outros famosos que nos deixaram em 2022!
A ex-atleta de vôlei Isabel Salgado morreu aos 62 anos em 16 de novembro. A Isabel do Vôlei, como era conhecida, morreu no hospital Sírio-Libanês em São Paulo e a causa da morte não foi divulgada. A morte do ícone do vôlei foi confirmada por Paula Barreto através de uma troca de mensagens.
Erasmo Carlos faleceu aos 81 anos em 22 de novembro de 2022, dias após deixar o hospital onde estava internado no Rio de Janeiro. A causa da morte do músico que marcou uma geração e ganhou o Grammy Latino de "Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa" foi revelada dias depois.
A cantora Gal Costa morreu aos 77 anos em 9 de novembro. A artista foi uma das maiores intérpretes da MPB e estava afastada dos palcos desde setembro. No mesmo dia, aos 86 anos morreu o ator, cantor e apresentador Rolando Boldrin, que comandava o "Sr.Brasil" na TV Cultura desde 2005.
O artista teve passagens pela Globo, Record, Gazeta, Tupi e Bandeirantes ao longo da carreira, sendo o primeiro comandante do "Som Brasil" e atuando em novelas como "Os Imigrantes" (1981).
Em 25 de outubro, aos 49 anos, morreu a jornalista Susana Naspolini. Gaúcha de Criciúma, a repórter do "RJTV" enfrentava um novo câncer, o sexto, dessa vez na bacia.
Já a Rainha Elizabeth II morreu aos 96 anos em um castelo da Escócia encerrando um reinado de 70 anos, o mais longo do Reino Unido. Com sua morte, o filho mais velho, Charles, assumiu o trono britânico.
Ainda no exterior, o Papa Emérito Bento XVI morreu aos 95 anos em 31 de dezembro. Em 600 anos, o alemão Joseph Ratzinger foi o primeiro pontífice a renunciar. O estado de saúde de Bento XVI havia piorado na última semana do ano.
Bento XVI foi o sucessor de João Paulo II, morto em abril de 2005, e esteve à frente do Vaticano entre 19 de abril de 2005 a 28 de fevereiro de 2013, sendo o 265° papa.
Em janeiro, Elza Soares morreu aos 91 anos no dia 20 de causas naturais. Chamou a coincidência que seu ex-marido, o craque Garrincha, também faleceu no mesmo dia e mês, mas de 1983. A cantora, uma das maiores do país, pressentiu a morte horas antes de nos deixar.
Jô Soares morreu em 5 de agosto aos 84 anos de causas não divulgadas após oito dias de internação. Na carreira de aproximadamente 60 anos de carreira, atuou, escreveu e fez mais de 14 mil entrevistas em seus programas no SBT e Globo, entre 1988 e 2016.
Quinze dias depois, adeus a Claudia Jimenez, a eterna dona Cacilda da "Escolinha do Professor Raimundo". A artista que também foi a Edileusa do "Sai de Baixo" morreu aos 63 anos de insuficiência cardíaca. Ao longo de 2022, também demos adeus a Ivan Gomes (o Batoré de "A Praça é Nossa"), Nádia Carvalho (a Santinha Pureza da "Escolinha do Professor Raimundo"), Isaac Bardavid (que também foi dublador), Rubens Caribé e ao diretor Reynaldo Boury.
Outro ícone que saiu de cena foi Milton Gonçalves, aos 88 anos em 30 de maio. O artista foi vítima de complicações de um AVC, sofrido em 2020. Um dos primeiros contratados da Globo, o ator chegou a ser indicado ao Emmy Internacional e acumulou incontáveis trabalhos na TV e cinema, além de ter sido expoente do movimento negro e candidato ao governo do Rio.
Outras perdas marcantes foram das atrizes Françoise Forton, Helena Xavier, Suzana Faini, Marilu Bueno e Márcia Frandeini, dos jornalistas Danuza Leão, Alberico Santa Cruz (ex-diretor de jornalismo da Globo), Arnaldo Jabor e Tão Gomes Pinto, do cineasta Breno Silveira, responsável por levar para o cinema a história de Zezé Di Camargo e Luciano, "Dois Filhos de Francisco", e da porta-bandeira e ícone do carnaval do Rio Maria Helena, da Imperatriz Leopoldinense.
Ícone de programas de humor e das novelas, Pedro Paulo Rangel morreu aos 74 anos na madrugada de 21 de dezembro. O ator estava internado no CTI da Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, para tratar o quadro de enfisema pulmonar e chegou a ser intubado. Com passagens marcantes pela televisão, Pedro Paulo Rangel participou do elenco de grandes novelas como "Gabriela", "Saramandaia", "O Cravo e a Rosa", "Belíssima", "Vale Tudo" e "TV Pirata".
Entre os famosos internacionais, o público foi impactado com o anúncio da morte da atriz Kirstie Alley, protagonista da sequência de filmes "Olha Quem Está Falando". A artista morreu aos 71 anos em 05 de dezembro, após uma luta contra o câncer descoberto recentemente.
Kirstie atuou ao lado de John Travolta em "Olha Quem Está Falando" (1989), "Olha Quem Está Falando Agora" (1990) e "Olha Quem Está Falando Também" (1993).
Em 23 de fevereiro, aos 43 anos, a cantora Paulinha Abelha, vocalista do Calcinha Preta, não resistiu a complicações de um problema renal, que a levaram para o hospital o dia 11 daquele mês. Seis dias depois a artista entrou em coma.
Cerca de um mês mais tarde (25 de março), o baterista do Foo Fighters, Taylor Hawkins foi encontrado morto em hotel da Colômbia aos 50 anos. Já em 9 de maio, seis pessoas morreram em acidente de ônibus na rodovia Régis Bittencourt. Entre eles, o sertanejo Aleksandro, dupla de Conrado. A música também perdeu Roberto Luna e Gilson de Souza.