O Papa Emérito Bento XVI será velado na Basílica de São Pedro, no Vaticano, a partir de segunda-feira (2). A data coincide com o velório de Pelé, no estádio da Vila Belmiro, em Santos. Joseph Aloisius Ratzinger, o Papa Bento XVI morreu aos 95 anos neste sábado (31) no Mosteiro Mater Ecclesiae dias depois do Papa Francisco informar da piora do estado de saúde do religioso.
Durante o velório, os fiéis poderão se despedir de Bento XVI, que renunciou à liderança da Igreja Católica durante o carnaval de 2013 (veja aqui outras personalidades que morreram ao longo de 2022). No dia 5, quinta-feira, uma missa na Praça de São Pedro, às 5h30 de Brasília (9h30 hora local) será celebrada pelo Papa Francisco, de 86 anos, e que desde março de 2013 comanda os católicos.
A renúncia de Bento XVI foi a primeira em 600 anos, por isso o ritual de despedida mantém ainda detalhes desconhecidos. Já se sabe, porém, que a cerimônia seguirá de forma solene e sóbria. Ao que tudo indica, o velório do papa Bento XVI terá a mesma característica voltada aos papas em exercício.
Embora o Vaticano tenha informado que Bento XVI demonstrou vontade de ter um funeral simples. Normalmente, o corpo de um papa é colocado de um caixão de madeira de cipreste. E esse coberto por outros dois, um de madeira de olmo e um de chumbo.
É desconhecido se o papa emérito será vestido com as roupas tradicionais e se haverá o luto de nove dias. É nesse período que o conclave é preparado para se escolher o novo papa, o que não ocorrerá dessa vez. Bem como a troca da Cúria Romana.
Já o sepultamento ocorrerá de quatro a seis dias após a morte se forem mantidos os rituais, bem como o sepultamento diante de autoridades escolhidas. O corpo de Bento XVI deve ser enterrado no subterrâneo da Basílica de São Pedro na tumba onde estão os restos mortais de João Paulo II, seu antecessor.