Diante do falecimento de Silvio Santos, conhecido como um dos grandes nomes da TV brasileira, ocorrido neste sábado (17), em virtude de uma broncopneumonia, a Família Abravanel divulgou, em comunicado oficial, nas redes sociais, que Silvio - o 3º bilionário mais velho do Brasil -, não queria velório, mas sim uma cerimônia judaica, já que ele era praticante da religião.
Confira o pronunciamento oficial na página do SBT (Instagram), que revela um dos últimos pedidos do comunicador:
Silvio, que era sinônimo de alegria e entusiasmo por onde passava, queria deixar esse legado para todos os seus admiradores, e por este motivo, optou por não ter velório. Ele não gostaria que esse momento de luto, diante da sua morte, fosse prolongado.
Segundo informações da Chevra Kadisha, a associação do cemitério israelita de São Paulo, quando o indivíduo vem à óbito, a família deve acionar o grupo de judeus para tratar dos cuidados com o falecido: primeiro, o corpo é lavado, e depois é envolvido em mortalhas brancas (uma espécie de lençol simples), chamadas de Tach'richim.
Depois, é colocado no caixão fechado, pois, de acordo com a tradição judaica, é um desrespeito o falecido ser velado em caixão aberto. Assim, ele deve ser sepultado o mais breve possível, para a alma conseguir repousar. Os enterros não devem ser feitos aos sábados, por ser considerado um dia sagrado de descanso. Este, por sua vez, termina com o pôr do sol.
Durante o ritual fúnebre judaico, ocorrem as leituras de salmos e os discursos de pessoas queridas, como os dos parentes e familiares. No enterro, quem estiver presente ajuda a cobrir o caixão com terra, sendo um de cada vez.
Atendendo aos pedidos do apresentador, o sepultamento será simples e reservado aos parentes e pessoas mais próximas da família.
O jornalista Dudu Camargo, inclusive, informou à revista Quem, neste sábado (17), que o enterro de Silvio Santos ocorrerá no próximo domingo (18):
"Pelo que eu sei, [o sepultamento] vai ser reservado para a família no cemitério particular da mesma, e essa cerimônia irá acontecer amanhã pela manhã, domingo, que é um dia que marcou tanto o Silvio Santos que, por sinal, quando ele começou na televisão e apostou no domingo, ninguém acreditava", falou Dudu.