Em 'Renascer ', Egídio (Vladimir Brichta) é o perverso vilão da novela. O personagem contempla diversos tipos de maldades, o que movimenta a trama de Bruno Luperi. Além de encomendar mortes, ele mesmo dá cabo de seus inimigos, como, por exemplo, o assassinato de Venâncio (Rodrigo Simas ).
Ele também é machista e opressor com a esposa, dona Patroa (Camila Morgado ), humilha seus empregados, assim como assedia as funcionárias à sua volta, como ocorreu com Joana (Alice Carvalho).
Vladimir Brichta, seu intérprete, tinha medo que ele apanhasse nas ruas, o que aind anão aconteceu a três meses do capítulo final. "Se fosse há 20 ou 30 anos atrás, eu ia tomar um guarda-chuva na cabeça, mas não tem mais isso. Eu entro no elevador e as pessoas falam que estão me odiando, mas que estou ótimo [como ator]. Só de não tomar uma sandaliada já está bom", conta ele para a repórter Tábata Poline, exibido no 'Fantástico', deste domingo, 2.
Para Brichta, Egídio se aproveita do poder para transtornar a vida de Tião (Irandhir Santos ) e família. Ele finge andar nesse lugar delicado que é de alguém que está disposto a dar o mundo a alguém por quem está apaixonado. Mas ela sempre sinalizou [que não queria]. Essa é a grande questão", aponta.
Curiosamente, Brichta elegeu a cena em que Egídio mente para o pobre Tião ao oferecer um contrato de arrendamento de suas terras como sua favorita. "É uma forma muito perversa, são tratos que são análogos à escravidão", opina.
Nos próximos capítulos, Egídio começará a se envolver com Eliana (Sophie Charlotte ) e, ao que tudo indica, ele casará com a dondoca e a deixará rica após sua morte. O marido de Adriana Esteves revela um dado importante sobre a relação entre ele e a ex-mulher de Venâncio (Rodrigo Simas. "Já que vocês gostam de spoiler, vou dar um pouco: como é que a Eliana conquista o Egídio? Ela sabe que o coronel gosta de fantasias [sexuais], então começa a dobrá-lo e propor certas coisas. Ela vira o coronel.", conta.