Por que Chandelly Kidman foi eliminada do "Caravana das Drags"? Xuxa Meneghel finalmente respondeu à pergunta polêmica ao ser entrevistada no podcast "Quem Pode, Pod" desta terça-feira (11). Durante o bate-papo, a apresentadora do reality show do Prime Video confirmou os rumores de que a participante foi expulsa da competição por ter feito 'blackface' – ou seja, uma caricatura cômica de pessoas pretas.
Conforme algumas imagens vazadas de bastidores indicavam, Chandelly pintou o rosto de preto em um dos episódios do "Caravana", assim como Simone Mendes fez recentemente no programa de Rodrigo Faro. Antes disso, a drag queen já havia sido acusada de zombar da imagem de um "caipira". Segundo Xuxa , essas atitudes geraram um incômodo geral nos bastidores da atração, o que culminou na expulsão da artista. Porém, o serviço de streaming não deixou nada disso claro durante o episódio. O público reprovou a atitude.
Eu tive que pesquisar minuciosamente que a Chandelly refez a maquiagem pra poder ir ao ar porque só pelo programa você tem a impressão de que ela foi desclassificada injustamente com a make prata, quando na verdade, ela tinha feito blackface antes e não mostraram nada
- Cassinho ?️? (@cassioland) May 5, 2023
Edição lixo pic.twitter.com/ZRc0Ga5cCi
"Como a gente só tem 45 minutos, tem muita coisa que é cortada", disse Xuxa. "Então, fica uma coisa do tipo 'me explica o que aconteceu'. Tem que ter explicação. E não é muito legal a gente ter que explicar uma coisa que era pra estar nítida, mas não ficou claro", assumiu.
Ainda sobre as acusações de terem acobertado as ações de Chandelly, Xuxa adiantou: "Eu acho que, na segunda temporada, a gente vai aprender com isso. Porque tem que deixar muito claro quando alguma coisa acontecer. Eu acredito que o Amazon não quis deixar a menina que fez isso em maus lençóis. É botar a Chandelly pra ser crucificada. (...) Eu acho que tem um lado dos profissionais que falaram 'vamos proteger' e tem um lado das meninas, dizendo 'vocês estão protegendo demais'. Então, a gente teve que respeitar, achar esse meio termo e dizer 'ok como é que a gente faz?'. Aí, ela teve que ser expulsa.
Xuxa, que irá ganhar um documentário sobre a sua vida no Globoplay ainda nesta semana, finalizou que o episódio serviu de aprendizado: "Eu acho que a gente perdeu muito com isso, mas, ao mesmo tempo, a gente aprendeu muito com isso. A gente está aprendendo. Acho que isso valeu, também, pras pessoas que forem ver, forem pesquisar e forem saber que não é mais permitido certas coisas. Tem coisas que eu falava e fazia que eu não posso fazer hoje!"