Paulo Gustavo pode ter o pulmão artificial retirado nesta semana. A informação é do portal "A Seguir: Niterói". O ator está internado desde 13 de março por complicações da Covid-19 no hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio de Janeiro e permanece intubado há mais de um mês. O mais recente boletim médico apontou uma melhora das funções pulmonares.
De acordo com a publicação, os pulmões de Paulo seguem em evolução e apresentando reação na "atividade autônoma". Diante dessa melhora, a equipe médica estuda a possibilidade do ator ser retirado do ECMO (pulmão artificial) ainda nesta semana. O portal conta ainda que amigos e família seguem otimistas. Enquanto isso, a equipe médica que cuida do humorista teria apontado que o quadro de saúde hoje em dia é melhor se comparado a semanas anteriores.
Segundo o Ministério da Saúde, o ator é uma das mais de 1.150 milhão de pessoas que seguem em tratamento contra a Covid. No total, foram diagnosticados mais de 14.300 milhões de casos, com quase 12.800 milhões de recuperados - lista que inclui outros famosos como Preta Gil, Flávia Alessandra, Fernanda Paes Leme e os jornalistas Mari Palma, Luiz Bacci, César Filho e Elisa Veeck.
Neste sábado (24), a apresentadora atualizou o estado de saúde do amigo, operado para conter hemorragias. "Paulo está melhorando muito, graças Deus! Graças a Jesus amado, obrigada Senhor! E aos médicos, obviamente. Obrigada pelas orações, gente. Estão realmente chegando até ele", agradeceu Tatá, que chegou a ir às lágrimas ao falar do ator há alguns dias.
No começo da semana, Susana Garcia contou a "conversa" que teve com Paulo na UTI e dos pequenos estímulos aos quais ele reagiu. "Perguntei se você estava me ouvindo e pedi para mexer a sua cabeça. Você mexeu duas vezes e tentou abrir a boca. Fiquei de mão dada com você e pedi para apertar a minha mão e você apertou fraquinho. Fiquei emocionada com vontade de chorar, mas não podia. Respirei fundo e comecei a falar coisas alegres. Disse o quanto você está se recuperando e como todos nós estamos com saudades", contou.
A irmã do ator, Ju Amaral, participou, por videochamada, do momento e reforçou sua confiança na cura. "Tenho certeza que ele me ouviu e que agora ele pegou a única reta que existe, a cura e o caminho de casa! Bora, irmão, força. Já já você estará aqui com sua família! Te amo, Tatau", escreveu para o irmão, casado desde 2015 com o dermatologista Thales Bretas.
(por Guilherme Guidorizzi)