Paulo Gustavo apresenta melhora pulmonar após mais de 30 dias internado devido a complicações da Covid-19 no hospital Copa Star, Zona Sul do Rio de Janeiro, informa boletim médico divulgado desta segunda-feira (19). O ator segue respirando com necessidade de pulmão artificial. "Após intervenções como broncoscopias e alguns procedimentos cirúrgicos, os problemas mais urgentes foram contornados", diz trecho do comunicado.
A nota cita ainda "boa responsividade (reações) aos pequenos estímulos", algo que já havia sido adiantado por Susana Garcia, quando a amiga do ator de 42 anos afirmou que ele "tentou abrir a boca" e "mexeu duas vezes a cabeça". O boletim médico ressalta que Paulo, criador e intérprete da Dona Hermínia, permanece internado na terapia intensiva, mas em estado grave, porém com sinais de melhora.
Até por volta das 19h desta segunda, o país somava quase 14 milhões de casos do novo coronavírus com mais de 12.300 milhões de recuperados. Enquanto isso, aproximadamente 33 milhões de pessoas já receberam, pelo menos, a primeira dose da vacina.
"Internado desde 13 de março, no Rio de Janeiro, com quadro de Covid-19, Paulo Gustavo segue em terapia intensiva e permanece em situação grave, mas apresentando melhora. Após intervenções como broncoscopias e alguns procedimentos cirúrgicos, os problemas mais urgentes foram contornados. Hoje, a assessoria de imprensa do ator emite novo boletim médico informando que:
'Felizmente, não surgiram novas complicações nos últimos quatro dias. O quadro clínico do paciente, embora ainda preocupante, é de estabilidade, com alguns sinais mais evidentes de recuperação das funções pulmonares. Também verificamos boa responsividade aos pequenos estímulos. Ainda há necessidade de mantermos a ECMO, assim como a ventilação mecânica'.
A família do ator agradece todo o carinho e orações e pede que continuem a enviar boas energias para a recuperação de todos os que se encontram na luta contra o vírus".
Ainda nesta tarde, Ju Amaral, irmã do humorista, contou ter tido a ajuda de Susana para "conversar" via videochamada com Paulo. "Ver meu irmão e falar com ele, mesmo ele estando sedado, deixou o meu coração explodindo de emoção até agora! Tenho certeza que ele me ouviu e que agora ele pegou a única reta que existe, a cura e o caminho de casa! Bora, irmão, força. Já já você estará aqui com sua família! Te amo, Tatau", escreveu.
No final de semana, a humorista Dadá Coelho relatou ter tido sonho que envolve a cura de Paulo, que já precisou passar por transfusão de sangue.
(por Guilherme Guidorizzi)