Osmar Prado tem sido lembrado atualmente por conta do remake de 'Renascer '. Com mais de 50 anos de profissão, o veterano foi Tião Galinha na versão original, em 1993; hoje, assumido por Irandhir Santos . Nos últimos dias, o nome do artista tem vindo à tona desde que o personagem surgiu na novela.
Na história, Tião Galinha é um homem pobre e sonhador que vive para sustentar a família. Matador de caranguejo, ele consegue uma oportunidade na fazenda de Egídio (Vladimir Brichta ), e se mantém firme mesmo sendo explorado pelo patrão e sua mulher, Joana (Alice Carvalho), assediada pelo mesmo.
Ao longo dos capítulos, Tião começa a criar uma galinha, como símbolos de enriquecimento por meio de uma história contada por José Inocêncio (Marcos Palmeira ). O homem simples acredita que a galinha botará um ovo que terá o diabo da sorte, o famoso cramulhão.
Osmar Prado ficou marcado pelo personagem. "O Tião é aquele brasileiro que trabalha e mata a fome, mas não perde a ilusão de que vai ganhar na loteria um dia. A Globo me sondou para um papel no remake, só que rejeitei de cara por causa do teatro e não seria bom estar por perto do Irandhir, poderia atrapalhá-lo na criação do seu Tião", pontuou o artista em entrevista ao Estadão.
Recentemente, em entrevista para a coluna Play, do jornal O Globo, o artista reforçou que foi sondado para o remake, mas preferiu rejeitar o convite. "Fui sondado para fazer o papel representado brilhantemente por Nelson Xavier [1941-2017] e agora pelo também magnífico Matheus Nachtergaele".
Ao mesmo tempo, ele elogiou as atuações de Santos e Nachtergaele. "Fizemos Pantanal [2022] e outros trabalhos juntos. Sempre estivemos próximos. Chegamos a pensar em fazer uma peça, mas acabou não indo para frente. Acho que a escolha foi brilhante, assim como a do Matheus para o Norberto. São atores de excelência".
Vale ressaltar que o artista se indispôs com a Globo durante 'Renascer' e pediu para sair da novela antes do tempo. "Pedi para antecipar a morte porque bati de frente com um executivo. Benedito me ligou e perguntou se eu gostaria que ele interviesse. Respondi: 'Não, quero que mate o personagem, já que ele vai morrer mesmo'. Aí fui para São Paulo fazer teatro".
Em outubro de 2022, após 53 anos de contrato, o artista encerrou sua relação com a Globo pela terceira vez. "Eu sou carcamano, nunca topei humilhação na minha carreira e se você comprar briga comigo deve ter a consciência de que vai bater e apanhar", garantiu.
Além de 'Renascer', o veterano dispensou sua participação na novela 'Guerreiros do Sol', do Globoplay, por não acertar um acordo financeiro. "Uma pessoa que nem conhecia me ligou para negociar salário por telefone e me ofereceu menos do que eu ganhava, imagina, nunca vi uma coisa assim na Globo", revelou.
Nos últimos tempos, Osmar Prado tem se dedicado à peça 'O Veneno do Teatro', peça do espanhol Rodolf Sirera e dirigido por Eduardo Figueiredo, que denuncia o sistema político e social do Brasil. Para o espetáculo, o ator critica o uso de microfone em cena. "Acho um horror quando vejo atores de microfone, parece que a peça não é ao vivo, as falas vêm amplificadas por uma caixa de som".