Dentre polêmicas familiares, indiretas e looks icônicos, a coroação de Rei Charles III aconteceu no dia 6 de maio, oito meses após a morte da Rainha Elizabeth II. Apesar da grande cobertura internacional do evento, algumas curiosidades só são descobertas por quem foi convidado e esteve no evento.
Janja, primeira-dama do Brasil, esteve presente na coroação e compartilhou com os seguidores algumas curiosidades sobre o evento. Dentre elas, a socióloga explicou o motivo de ter usado um look laranja, bastante comentado nas redes sociais.
No Instagram, Janja respondeu perguntas de alguns seguidores sobre a coroação. Nas respostas, a primeira-dama deu detalhes de como foram os eventos que fizeram parte deste dia especial para a Família Real.
Segundo Janja, antes da cerimônia de coroação, Rei Charles III recebeu os chefes de Estado em um coquetel. Para a primeira-dama e Lula, chegar ao local foi um desafio.
"Foi muita correria, porque a gente chegou em Londres às 11h e 17h já tínhamos que estar prontos", explicou.
Janja tambem explicou que ela e Lula receberam uma série de orientações sobre o protocolo que teriam que seguir nos eventos.
"A gente recebeu algumas orientações do cerimonial da Inglaterra para a coroação sobre looks para recepção e para e pro sábado para coroação e optei por aquele vestido mais comprido, uma coisa mais de recepção, porque era um coquetel", explicou Janja, que completou: "Não quis usar nenhum tipo de brilho porque o cerimonial fez essa recomendação e eu achei por bem seguir a orientação do cerimonial da Inglaterra e de todos os chefes de Estado que foram convidados".
Já na coroação, Janja contou que todos os chefes de estado ficaram no mesmo local por questões de segurança e que, de lá, eles não tinham uma visão muito boa o altar onde estava Rei Charles III. Apesar da má visibiliade, Janja se encantou com o evento.
"A parte mais bonita pra mim sempre foram as músicas que o coral cantou, músicas desse período do século 16, do século XV. Foi muito bonito isso. As músicas foram lindas".
Um seguidor quis saber se Janja chegou a ver Katy Perry durante a cerimônia. A cantora foi uma das responsáveis pelos shows no evento. Porém, apesar de estarem no mesmo local, a primeira-dama não conseguiu ver a popstar.
Mas Janja garantiu que viu príncipe Harry, uma das presenças mais comentadas no evento após as polêmicas familiares. Quem também teve contato com Janja e Lula foi o príncipe William, que fez questão de falar com o presidente brasileiro.
"O príncipe William pediu para conversar com o presidente Lula e foi muito legal. Ele tem também essa pegada da coisa do clima da Amazônia, que é uma preocupação global. Eu acho que isso nos leva a um outro patamar para conversar com esses países. O príncipe William conversou bastante com o presidente Lula sobre isso e a gente convidou ele a vir à Amazônia. Falamos da disposição do Brasil sediar a COP 30 em Belém do Pará. Ele se dispôs a vir".