A família do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva amanheceu de luto nesta quinta-feira (11), com a morte de José Clóvis da Silva, pai da primeira-dama Janja, apelido para o nome de batismo de Rosângela da Silva.
Segundo informações da revista Carta Capital, o sogro de Lula tinha 81 anos e morava na cidade de Curitiba, capital do Paraná. O falecimento do comerciante aposentado teria acontecido no Hospital Evangélico Mackenzie, na mesma cidade em que residia. Até o momento, não foi confirmada a causa da morte.
José Clóvis da Silva foi casado com Vani Terezinha da Silva, mãe de Janja, até os anos 1990, quando se separou. Conhecida como Terê, a mulher morava com a primeira-dama e Lula em São Bernardo do Campo, São Paulo, quando morreu em 2020 por complicações da Covid-19.
Até o momento, Janja e Lula ainda não se pronunciaram sobre a morte de José Clóvis. Também não há informações sobre o velório e sepultamento do comerciante aposentado. Esta matéria será atualizada quando novos dados forem divulgados.
José Clóvis da Silva, antes de se mudar para Curitiba, onde Janja construiu boa parte de sua carreira, morava em União da Vitória, cidade na divisa de Paraná e Santa Catarina ao lado da ex-esposa Vani Terezinha da Silva.
Na pequena cidade, nasceram os dois filhos de Clóvis e Vani: o publicitário Luiz Cláudio da Silva, primogênito da família, e Rosângela da Silva, caçula do casal e atual primeira-dama do Brasil.
Por volta de 1976, quando Janja tinha cerca de 10 anos, o José Clóvis da Silva se mudou com a família para a capital Curitiba, onde permaneceu até o fim da sua vida. Sogro de Lula trabalhou boa parte da vida como comerciante até se aposentar.