Cícero (Marcos Palmeira) vai ter mais um embate com Santo (Domingos Montagner), nos próximos capítulos da novela "Velho Chico", e desta vez o jagunço será influenciado pelo fantasma de Clemente (Julio Machado), seu pai. O filho de Doninha (Suely Bispo) flagra Tereza (Camila Pitanga) com o pai de Miguel (Gabriel Leone) depois de ter tomado coragem de declarar seu amor por ela. Cheio de ódio, ele prende a filha do coronel num depósito e se prepara para matar o rival, mas acaba desistindo do assassinato.
De acordo com o colunista de TV Daniel Castro, tudo acontece quando Cícero vê Tereza se encontrando com Santo, tal como aconteceu na primeira fase da trama. Furioso, ele a tranca em um depósito e vai atrás de Santo, encontrando-o desarmado. O presidente da cooperativa questiona o ataque, ao que o capataz de Afrânio (Antonio Fagundes ) responde: "Num preciso nem de motivo pra lhe matar". "Num tô falando de motivo, tô perguntando se vamos resolver isso como macho ou se você vai me matar feito um mofino, escondido atrás de uma arma". rebate o agricultor.
Determinado a cumprir sua vingança Cícero avisa que a conversa de Santo não vai adiantar de nada. Corajoso, ele encara o adversário e declara: "Então, cumpra! Faça o mando de seu dono que se esconde atrás de você, como você se esconde atrás dessa arma". "Tô aqui por mando de ninguém, não! Tô aqui é por amor", diz o jagunço, e o pai de Isabel (Rayza Alcântara) abre os braços, pronto para abraçar seu destino.
O espírito de Clemente fala com Cícero
É nesse momento então que, em espírito, Clemente fala com o filho: "Tá aí o mal'adiçoado, Ciço", sussurra. Santo, que não ouve nada, garante que nem lhe matando ele vai conseguir arrancar o amor que sente por Tereza. Cícero encosta o cano de sua arma no peito ele o fantasma do pai diz: "Duvido", enquanto ergue a mão do filho. Mesmo ameaçado, o presidente da cooperativa discursa: "Nós dividimos esse sentimento, e eu sei a dor que ele traz. Senti essa raiva que você tá sentindo agora, sei o quanto que dói. Por isso, não te julgo por querer me matar. Talvez, no seu lugar eu ia querer o mesmo".
Ao ouvir isso Cícero hesita, e Clemente ri, soprando em seu ouvido: "É claro que ia. Agora ele vai tentá te fazer desistir, porque ele viu nos seus olhos que você tá com medo, Ciço". A influência do pai continua a rebater o que Santo diz, até que Cícero engatilha a arma e se prepara para matar. "Você não vai tomar ela de mim outra vez. Não vou perder Tereza pr'ocê outra vez", ele grita. "O ódio que você sente hoje é maior que o amor que você sentiu por ela um dia. Amo Tereza mais do que tudo! Amo tanto que deixei ela seguir longe de mim quando acreditei que era vontade dela. Amo tanto que prefiro sofre até o último dia de minha vida, do que fazer ela infeliz", afirma o filho de Piedade (Zezita Matos), que fecha os olhos, esperando a morte.
Pesando a mão no ombro do filho, Clemente o incita a pressionar a arma contra a testa de Santo. "Mate ele, mate e acaba com isso de vez", insiste. Mas antes do disparo, Cícero consegue subir a mira, desviando o tiro. "Sua alma tava encomendada há muito tempo, Santo dos Anjos. Te matar foi tudo que mais quis nessa vida. E errei meus caminho esperando esse dia chegar, mais se eu te matar agora é porque ocê tá certo, e é porque seu amor por Tereza era maior que o meu. E isso ele num é! Vou suspender sua jura de morte enquanto ocê fizer Maria Tereza feliz", finaliza o capataz. A essa altura, Santo também já terá sido jurado de morte por um desconhecido, com quem briga no bar por causa de Luzia (Lucy Alves).
(Por Samyta Nunes)