Luzia (Lucy Alves) vai provocar o ciúme de Santo (Domingos Montagner), nos próximos capítulos da novela "Velho Chico". Depois de tentar mais uma vez agredir Tereza (Camila Pitanga) e ser impedida pelo marido, a dona de casa se descontrola, chama Miguel (Gabriel Leone) de bastardo, e não satisfeita em apenas discutir, vai ao bar e se insinua para vários homens. Além de subir a saia para mostrar as coxas, ela tira um desconhecido para dançar e causa um embate entre ele e o presidente da cooperativa, que tem uma crise de ciúme.
De acordo com o colunista de TV Daniel Castro, tudo acontece a partir do capítulo previsto para ir ao ar dia 18, em que Santo prevê uma chuva em Grotas e os agricultores então começam as plantações do projeto de Miguel. Todos esperam ansiosamente pela chuva, e quando ela finalmente cai, Chico Criatura (Gesio Amadeu) dá uma festa em seu bar pra comemorar.
Tereza vai atrás do filho na cooperativa, para tentar novamente se explicar e conquistar o seu perdão. Santo intercede em favor da ex, e pede que Miguel converse com a mãe. É então que Luzia chega e faz um escândalo: parte para cima da rival e acaba sendo arrastada do escritório pelo marido. Ele a leva para a casa de Bento (Irandhir Santos) e a discussão continua. "Quero saber o que ela queria com o meu marido, não com esse bastardo", ebrqveja a dona de casa, transtornada. Santo rebate, nervoso: "Chame meu filho de bastardo mais uma vez, que você vai se arrepender é pro resto de sua vida", e em seguida sai, batendo a porta.
Luzia provoca os homens no bar
Tomada pelo ódio, Luzia vai para a festa no bar de Chico Criatura, mas muda de expressão quando vê Santo chegar. Ela pega a sanfona de um dos músicos e sobe a saia para mostrar as coxas, prendendo a barra num dos lados da cintura. "Vamo subir o calor dessa festa", grita, provocante. Piedade (Zezita Matos) recrimina a nora: "Ocê tá ficando doida, Luzia? Pare com isso".
Sem dar ouvidos à sogra, Luzia caminha para a rua, faceira, e vai flertando. Bento também tenta fazê-la parar com a cena, mas ela o repele: "Tira as mão de mim que num tenho dono". Apesar de a essa altura já ter retomado o romance com Tereza, Santo fica com ciúmes e parte para cima da mulher, a despeito das intervenções do irmão. "Para com isso, Luzia! Agora", ele ordena. Mas a mãe de Olívia (Giullia Buscacio) se desvencilha dele e tirará um desconhecido mal encarado para dançar.
A confusão entre os dois começa quando Santo empurra o desconhecido, que retruca: "Nem meu pai botou mão em cima de mim, cabra". "Se teu pai num lhe ensinou respeito, alguém tinha de ensinar", responde o pai de Miguel. "Num tenho respeito com mulher oferecida, nem por home que num tem mão da sua mulher", devolve o estranho. O agricultor manda o adversário dobrar a língua, e ao vê-lo sacar uma faca, desafia: "Venha cabra safado, venha se for macho". Santo se esquiva de duas facadas, e dá um soco no rival. Um terceiro desconhecido aparta a briga, mas o filho de Piedade sai jurado de morte. "Ocê tá marcado! O dia vou escolher", diz o homem.
(Por Samyta Nunes)