Desde que voltou a morar na fazenda dos Sá Ribeiro, Tereza (Camila Pitanga) já encontrou Santo (Domingos Montagner) algumas vezes e até trocou beijos com o agricultor, na novela "Velho Chico". Mas nos próximos capítulos da trama das nove, ela será flagrada por Cícero (Marcos Palmeira) conversando com ele na igreja. Além de tentar matar o rival a facadas, o jagunço conta para Afrânio (Antonio Fagundes o que viu e o coronel vai confrontar a filha sobre o encontro com o pai de Miguel (Gabriel Leone).
Tudo acontece em cenas previstas para irem ao ar a partir do capítulo de quinta-feira (9), quando Tereza e Santo têm uma conversa séria na igreja, e são vistos por Cícero. Apaixonado pela filha do patrão desde a juventude, o capataz entende o afeto dela como se fosse a retribuição de seus sentimentos, certo de que um dia os dois vão ficar juntos. Revoltado, o filho de Doninha (Suely Bispo) invade o local e exige que Tereza vá embora, mas ela o enfrenta. Ele então espera pacientemente até o líder da cooperativa sair e o segue até um beco, onde o ataca com uma faca.
Tereza é confrontada por Afrânio
No capítulo seguinte, Martim (Lee Taylor) aparece e impede Cícero de esfaquear Santo. Furioso por mais uma vez não ter conseguido acabar com a vida do rival, o jagunço volta para a fazenda e conta para Afrânio que brigou com Santo, além é claro, do motivo da briga. O coronel fica revoltado ao saber da atitude da filha, pois a proibiu de se encontrar com o filho de Piedade (Zezita Matos) desde que ela ainda era uma adolescente, e a obrigou a casar com Carlos Eduardo (Marcelo Serrado).
Quando fica sabendo que seu irmão salvou a vida de Santo impedindo Cícero de matá-lo, Tereza fica possessa e vai tirar satisfações com o capataz. Mas ela própria logo logo tem que se preocupar em dar suas explicações, pois no final do capítulo de sábado (11), será confrontada pelo pai, sobre o encontro que teve com o agricultor na igreja. E agora, será que Tereza confessa que ainda ama o pai de seu filho?
(Por Samyta Nunes)