Sempre apaixonado por Tereza (Camila Pitanga), Cícero (Marcos Palmeira) decide ir embora da fazenda, por não ser correspondido, na novela "Velho Chico". Nos próximos capítulos da trama das nove, o jagunço fica arrasado durante a festa que Afrânio (Antonio Fagundes) dá para para receber Miguel (Gabriel Leone) e sela um cavalo para partir. A mãe do rapaz, porém, pede que ele não vá e ainda dança com o amigo no meio do povo, o que o deixa cheio de esperanças.
De acordo com a colunista do jornal "O Dia", Regina Rito, tudo acontece em cenas previstas para irem ao ar a partir do dia 2 de maio. Orgulhoso do neto, Afrânio propõe um brinde para Miguel, celebrando a chegada daquele que será seu sucessor. Cícero, porém, em vez de beber atira a bebida no chão e sai, irritado, em direção à beira do rio.
Cheio de lembranças, o filho de Doninha (Suely Bispo) sente o cheiro de Tereza num vestido dela que ele pegou às escondidas. "Ocê tem que esquecer essa diaba pra segui sua vida em paz!", diz para si mesmo. Mas em seguida vê Dalva (Mariene de Castro) se aproximando e esconde a peça. "Que diacho ocê tá fazendo atrás de mim, peste: Vê se me erra!", ele reclama. Ela avisa que o coronel que está procurando-o e o capanga avisa que decidiu ir embora, recomeçar a vida em outro canto, pois já baixou demais a cabeça para os patrões.
Tereza implora para Cícero ficar na fazenda
Enquanto arruma suas coisas no cavalo, Cícero comenta consigo mesmo que precisa esquecer, e Tereza aparece na cocheira. "Deu pra falar sozinho? Onde você vai?", ela pergunta. O homem de confiança de Afrânio afirma que vai pegar a estrada para onde Deus quiser levá-lo. Ao ouvir isso, a executiva declara que não vai deixá-lo ir, pois precisa dele a seu lado, como nos velhos tempos, e questiona o que fez para magoá-lo.
Ao ouvir as palavras da amada, Cícero fica comovido, mas tenta não demonstrar e se vira para outro lado. Tereza segura o rosto dele e obriga-o a encará-la. Amargurado, o capataz diz que assim como ela seguiu seu caminho sem olhar para trás e ele também tem o direito de seguir o dele, e completa, já montando no cavalo: "Ocê sabe porque tô indo! Sabe, melhor do que ninguém".
A filha do coronel, insiste e vai atrás dele tentando fazer com que ele desista de ir. Ela implora para Cícero ficar e o desafia: "Duvido que com esse seu pangaré, você me bata uma carreira!". "Diacho! Volta aqui!", ele responde, ao vê-la trotando, e dispara atrás dela, contente. Na sequência os dois dançam juntos no meio do povo da cidade e Cícero se enche de esperanças. "Sei que sô loco de te querê esse tanto. Ainda num sei de que jeito, só sei que vô fazê essa lôcura vira verdade!", diz.
(Por Samyta Nunes)