Uma mulher viúva que transforma em produtora agrícola, com sede de justiça e que vê sua nova vida se cruzar com a de uma família cujo mote principal é a ambição, que esconde vários segredos, e é liderada por uma grande vilã. Essa é a história principal da novela "Terra e Paixão", inicialmente batizada de "Terra Vermelha", de Walcyr Carrasco, sucessora de "Travessia" na faixa das nove, a partir de 8 de maio de 2023.
À frente do elenco está Barbara Reis como a mocinha Aline. Depois de enfrentar a morte do marido, a professora decide assumir os negócios da família como produtora agrícola, embora não tenha qualquer experiência com os negócios do campo, na novela que traz Ângelo Antonio também na pele de um vilão.
É dessa maneira que a professora tem seus caminhos cruzados com os La Selva, em uma história com pelo menos sete motivos que a fazem ser imperdível.
Irmãos por parte de pai, Antonio (Tony Ramos), Caio (Cauã Reymond) e Daniel (Johnny Massaro), não escondem o quanto gostam um do outro. Só que esse amor se transforma em rivalidade diante da herança e da sucessão em família. Acontece que os filhos de Antonio vão se apaixonar por Aline.
Contudo, um não saberá que o outro também gosta da mesma garota. "Terra Vermelha" vem sendo gravada no Mato Grosso do Sul e se passa na fictícia Nova Primavera. "Temos uma novela sobre uma mulher que quer construir algo para si, para os outros, para o mundo. A busca pela justiça e a construção de um futuro melhor. Ela não quer aquilo só para ela, ela quer a reparação. Por isso é uma história épica.
Temos essas duas forças nesse lugar. Queremos construir um ambiente diferente, mas possível, com muita identidade, algo que o público nunca tenha visto, mas acredite que existe. Um universo com caráter de realidade, de maneira respeitosa e interessante", destaca o diretor artístico Luiz Henrique Rios.
Vale ressaltar que Irene (Gloria Píres) é segunda mulher de Antonio, mãe de Daniel e da viciada em remédios Petra (Debora Ozório), e madrasta de Caio.
A Globo ainda não cravou uma data para a estreia da sucessora de "Travessia", porém ao que tudo indica será em maio de 2023.
A próxima novela das nove reúne ainda no elenco Agatha Moreira, Debora Falabella - cuja personagem é agredida pelo marido -, Claudio Gabriel, Leona Cavalli, Thati Lopes, Diego Martins, Tatá Werneck - na pele de uma stripper -, Paulo Lessa, Flávio Bauraqui, Leandro Lima, Rainer Cadete e Susana Vieira.