Inácio (Bruno Cabrerizo) vai confirmar sua suspeita de ter sido enganado por Lucinda (Andreia Horta), ao retornar a Portugal. Nos próximos capítulos da novela "Tempo de Amar", o português descobre que José Augusto (Tony Ramos) nunca lhe escreveu carta falando sobre o "casamento" de Maria Vitória (Vitória Strada). O empregado de Geraldo (Jackson Antunes) decide voltar à terra natal ao descobrir que a ex fugiu do convento, onde foi internada, e se tornou mãe de uma menina. História, portanto, bem diferente da inventada pela filha de Reinaldo (Cassio Gabus Mendes): de que a jovem deu à luz menino e casou com um espanhol.
A verdade vem à tona para Inácio quando se encontra com Henriqueta (Nívea Maria). "Maria Vitória está no Brasil? Eu não posso acreditar! Estive lá todo esse tempo e jamais imaginei. Eu poderia tê-la encontrado", lamenta o português, que chegou a esbarrar na ex sem notar. "E o que irias fazer? Se já estavas até casado com outra", questiona a tia dele. As cenas irão ao ar a partir do dia 10 de janeiro, na trama das seis, adianta o colunista de TV Daniel Castro, nesta sexta-feira (15). "Casei-me porque não sabia de nada. Achei que havia perdido Maria Vitória para sempre", responde o camponês. Ao mesmo tempo, a mocinha descobre que o português não está morto.
Na sequência, Inácio conta para Henriqueta ter sido vítima de ataques e da perda da visão, e é questionado, de novo, pela tia. "Mas tu casaste com essa moça por gratidão, Inácio? E o amor que sentias por Maria Vitória?", pergunta. "Nunca esqueci Maria Vitória. Mas, logo depois do acidente, recebi uma carta do senhor José Augusto. Dizia que ela havia tido um menino e casado com um espanhol", recorda o português. "Nada disso aconteceu! O senhor José Augusto nunca escreveria uma carta como essa", revela a doceira, acrescentando: "Achas que tua esposa pode ter enganado-te?".
O questionamento faz o português cair em si: "Achava que não, tia Henriqueta. Até começar a descobrir outras mentiras de Lucinda". Nesse momento, a doceira recorre a Izabel (Yasmin Gomlevsky) para que ela fale ao camponês sobre o encontro com a mocinha. "Maria Vitória falou-me do quanto procurou-te em São Vital. Contou-me também de uma amiga que morava em São Vital e deu muito apoio a ela quando foste dado como desaparecido. A filha de um médico... Lucinda Macedo", relata. "Lucinda escondeu tudo de Maria Vitória", percebe, chocado, Inácio, a ser vítima de atentado. "Eu vou acertar minhas contas com Lucinda. Ainda hei de estar cara a cara com ela. Eu não desejo mal a ninguém, mas Lucinda passou de todos os limites. Eu dou graças a Deus por estar longe dela agora, ou não sei do que eu seria capaz", finaliza.
(Por Guilherme Guidorizzi)