Luzia (Giovanna Antonelli) vai ser inocentada pela morte de Edilei (Paulo Borges), nos próximos capítulos da novela "Segundo Sol". A ex-marisqueira foi parar atrás das grades ao ser acusada por Laureta (Adriana Esteves) de ter assassinado o pai dos seus filhos mais velhos, logo no começo da trama das nove. Segundo antecipa o colunista de TV Daniel Castro nesta quarta-feira (1º), a namorada de Beto Falcão (Emilio Dantas ) fica livre da culpa durante o julgamento no qual o cantor admite ter forjado a própria morte. O filho de Dodô (José de Abreu) acaba preso por falsa identidade. "Acabou, meus amores! Acabou! Não acredito que esse pesadelo acabou", festeja abraçando Ícaro (Chay Suede) e Manuela (Luisa Arraes) a hoje DJ Ariella em cenas que irão ao ar a partir do dia 27 no folhetim de João Emanuel Carneiro.
Mas até sair inocentada, Luzia vai sofrer ameaças e chantagens de Laureta e Remy (Vladimir Brichta). A cafetina lhe dá um ultimato para ela ir embora da cidade e o vilão a convence a fazer uma viagem com ele para Buenos Aires. O falso casal só não embarca porque Beto chega a tempo e troca socos com o irmão traficante. Acuada, a mocinha decide se apresentar à polícia depois que Laureta decide que a testemunha que acusou Luzia deve ser morta. Porém, Galdino (Narcival Rubens) não tem sucesso. "Meu nome é Luzia Batista, eu vim me entregar", diz, decidida, ao lado dos filhos para Viana (Carlos Betão). "Luzia Batista, a foragida da Justiça. Se não me engano, assassina do próprio marido", responde o delegado. Será essa atitude da namorada que fará Beto decidir revelar que está vivo.
Viana reage com ironia na frente da rival de Laureta: "Sei, então a senhora é uma injustiçada. É o que todo criminoso diz". A essa altura já com o perdão da filha, Luzia assente e admite ter se passado pela DJ Ariella. "É a verdade, e por causa disso tudo, cometi outro crime... De falsa identidade. Tive que viver anos com outro nome", conta. De novo, o delegado é irônico, agora com os filhos da acusada. "Vocês dois eu conheço. Você foi sequestrada recentemente, é da família Athayde, e você era garoto da famosa Laureta", relata. "São meus filhos", diz a mãe de Ícaro, Manuela e Valentim (Danilo Mesquita). "Não me espanta! Vieram assistir ao espetáculo deprimente da mãe de vocês sendo presa?", questiona Viana, sendo corrigido pelo ex-michê: "Sendo presa não, se entregando". "Pra mim tanto faz, vai em cana agora! Nelson, algema e leva a sujeita pra cela", esbraveja o delegado.
Ícaro e Manuela protestam, mas é em vão. "Não precisa algemar", diz ele. "Pra que essa violência?", completa ela. Os irmãos tentam abraçar a mãe, mas ela é levada embora por um policial. "É como se eu tivesse lhe perdendo de novo, mãe...", comenta a irmã de criação de Rochelle (Giovanna Lancellotti). "Não, nunca mais... Vai ser por pouco tempo, filha, fique forte, eu te amo", alega a ex-marisqueira. A cena revolta Viana: "Ô, isso aqui não é aeroporto não, chega de despedida! Leva a sujeita pra cela". Depois, o delegado relata tudo à ex-cafetina. "Luzia se entregou sozinha? Mas é muita audácia! Levou os filhos junto, pra comover! Abusada! Me mantenha informada", protesta. "Se entregando, oras! Foi muito esperta, não foi pega! Isso tudo deve atenuar a pena dela! E pra ela fazer isso com essa certeza toda é porque deve tar se fiando no depoimento da tal testemunha, do tal Belmiro", completa Laureta para Karola (Deborah Secco).
Dias mais tarde, no julgamento, Beto inocenta Luzia. "Aquilo foi um acidente! Ela agiu pra me defender, não pra matar Edilei! Ela é inocente, a justiça precisa ser feita!", afirma, acrescentando: "Salvar minha mulher é a decisão mais certa que já tomei na vida. Eu te amo". Já o juiz determina que a ex-marisqueira seja inocentada: "O júri decidiu por unanimidade que a ré agiu em legítima defesa. Tendo em vista a injustiça sofrida pela ré, que agiu em legítima defesa, absolvo Luzia Batista do crime de homicídio qualificado do qual foi pronunciada". Juntos, Luzia, Ícaro e Manuela festejam a liberdade da mocinha. "Acabou, mainha. Você tá livre!", diz a jovem. "Não tem mais que se esconder, minha mãe!", completa o rapaz.
(Por Guilherme Guidorizzi)