Na reta final da novela "Pantanal", José Leôncio (Marcos Palmeira) passa a dar sinais de uma saúde enfraquecida, o que logo irá preocupar Filó (Dira Paes). O patriarca dos Leôncio consegue conhecer a primeira neta, filha de Jove (Jesuíta Barbosa) e Juma (Alanis Guillen), "batizar" a menina, e oficializar o casamento com Filó (Dira Paes). Só que o fazendeiro não terá um final feliz no último capítulo da novela das nove, em 7 de outubro.
José Leôncio vai morrer logo após acordar e não se sentir bem. Logo depois, irá se reencontrar com o pai, o Velho do Rio (Osmar Prado), e herdar dele o "título" de protetor do Pantanal, na novela a ser substituída por "Travessia" (saiba aqui detalhes curiosos dos looks de Jade Pico como Chiara na história de Gloria Perez) caso o original de 1990 seja mantido.
É bom destacar que se há 32 anos os filhos de José Leôncio dispararam na direção dos céus para marcar a morte do pai, agora a despedida se dará de outra forma, atendendo sugestão de Irandhir Santos. Veja a seguir como devem ser os minutos finais do pai de Jove, Tadeu (José Loreto) - atualmente na mira de assassinos - e José Lucas de Nada (Irandhir).
+ reta final de 'Pantanal': Tenório age de maneira violenta e cruel contra Alcides
No último capítulo de "Pantanal", José Leôncio vai acordar e ao descer as escadas começar a passar mal, quase que levando um tombo e sem saber o que sente. O patriarca também irá olhar para a foto do Velho do Rio e novamente só vai ver um borrão de luz.
"Quando o Joventino acordar, vou pedir para ele me levar para São Paulo (terminar os exames)", planeja o marido de Filó. Porém, ao começar a conversar com a foto do pai fica nota que não haverá mais tempo e logo passa a enxergar Joventino/Velho do Rio. "Eu estou lhe vendo, pai!", fala, emocionado.
É a deixa para indicar a morte de José Leôncio, que aparece depois a cavalo pouco antes de encontrar o pai. "Estou aqui, seu filho, José Leôncio. Apareça! Estou aqui", clama, desesperado. Com um joelho apoiado na terra, o fazendeiro se depara com o pai, deixa a agonia de lado e não esconde a felicidade.
"Então não era mentira? O senhor está vivo!", fala. "Eu tô! Agora nós dois tamo vivo", responde o Velho, sendo questionado porque nunca antes tinha visto o pai e ouvindo dele como foi sua morte.
"Chegou a minha hora de descansar! Cuida da comitiva", fala a entidade. Assim que dá as costas para o filho único, o Velho passa para José Leôncio o posto de protetor do Pantanal.