Na novela "Pantanal", José Leôncio (Renato Góes) vai acabar preso em seu retorno ao Rio de Janeiro por sequestrar o filho Jove. O fazendeiro toma essa atitude depois que Madeleine (Bruna Linzmeyer) foge do Pantanal carregando a criança e ao lado de Gustavo (Gabriel Stauffer), seu ex-namorado. Vale lembrar que nesse remake da novela, a rivalidade entre José Leôncio e Gustavo será maior.
Morando na fazenda do marido, Madeleine não se adapta à vida no mato, e para piorar reprova algumas atitudes do filho de Joventino (Irandhir Santos) na novela que reúne algumas diferenças em relação ao original exibido em 1990 pela extinta TV Manchete. E convencida por Gustavo, com quem troca beijo, a riquinha resolve ir embora sem avisar José Leôncio, com quem se casou usando um vestido sexy.
Querendo Jove de volta, o também pai de Tadeu (José Loreto na 2ª fase, que começa na semana que vem) vai para a casa do sogro e mostra a carta que a mulher lhe deixou. "Ela não tem um pingo de juízo", reprova Antero (Leopoldo Pacheco), que por outro lado afirma que a filha por ser a mãe do bebê tem direitos sobre ele.
"E eu sou o pai... Eu quero levar o meu filho de volta. E eu vim aqui buscar ele em paz. Apesar de tudo, eu pretendo voltar em paz", afirma o pantaneiro, que terá ouvido que a mãe foi levar o filho ao médico. O filho de Joventino tenta ser acalmado pelo sogro e que Madeleine pode rever sua decisão.
Só que José Leôncio surpreende ao afirmar que o casamento acabou: "Eu não quero a sua filha de volta não". "Se já foi uma vergonha ela ter me largado, o senhor imagina a vergonha maior eu aceitar ela de volta. Por mim, ela pode ficar lá com o talzinho (Gustavo) que foi buscar ela dentro da minha própria casa. Mas é melhor que ele não cruze o meu caminho", ameaça.
A mentira envolvendo Madeleine e o filho cai por terra quando Jove chora no quarto. José Leôncio sem nada dizer só sobe as escadas, entra no cômodo, pega a criança e vai embora. De lá, ele parte para um hotel e para o aeroporto, onde recebe voz de prisão assim que tenta embarcar.
O pantaneiro só é solto quando Madeleine entra na delegacia para pegar a criança. E de volta à casa da (ex)mulher, José Leôncio é impedido por ela de tocar em Jove, que está febril. "O pai vai deixar você com a sua mãe, filho, não é justo eu tirar você daqui agora. Mas um dia a gente se vê, um dia", promete o fazendeiro.
Já Irma (Malu Rodrigues) promete manter o cunhado informado a respeito de Jove e o protagonista avisa: "Vai demorar muito para eu voltar aqui".