Na novela "Pantanal", José Leôncio (Renato Góes) vai ser abandonado por Madeleine (Bruna Linzmeyer) após o nascimento do filho, Jove. A filha de Mariana (Selma Egrei) e Antero (Leopoldo Pacheco) - que morre em cenas da semana que vem - não consegue se adaptar ao Pantanal e regressa para o Rio após Gustavo (Gabriel Stauffer) lhe convencer. O rapaz, por sua vez, nesse remake se torna ainda mais um rival de José Leôncio.
Segundo o portal "ArteBlitz", Gustavo surge no Pantanal orientado por Mariana, que nunca aprovou o casamento da filha. Por sua vez, Madeleine passou a se sentir abandonada com as seguidas viagens de José Leôncio, ao mesmo tempo em que reprova algumas atitudes dele, como galopar com Jove ainda bebê. E assim que surge na fazenda, Gustavo beija a ex para o flagra de Filó (Letícia Salles).
Não demora para a irmã de Irma (Malu Rodrigues) ser convencida pelo ex a deixar a fazenda se aproveitando da ausência de José Leôncio. "Não tô fugindo de ninguém, tô indo visitar os meus pais", alega a jovem para a rival na novela que muda de fase a semana que vem.
Filó faz de tudo para que Madeleine desista da viagem às escondidas. "A senhora tá fugindo, tá fugindo de um homem que lhe quer bem, vai desgraçar a vida dele, a sua também e a do seu menino", alerta a criada, apaixonada pelo fazendeiro e mãe de seu filho Tadeu.
Só que a filha de Antero não ouve a rival e deixa somente uma carta para o marido e parte para o Rio com Jove e Gustavo. Ao retornar, José Leôncio se choca ao descobrir que a mulher fugiu levando o menino, futuro namorado de Juma Marruá (Alanis Guillen), a pantaneira que por pouco não morre logo após o nascimento.
"Levo o nosso filho, porque ele precisa mais de mim do que de você. E porque eu não quero que cresça como o pai dele, no lombo de um cavalo. Se você for civilizado para entender a minha atitude, pode ver o Jove sempre que quiser na casa dos meus pais no Rio. Caso contrário, discutiremos na justiça. Desde já eu lhe digo, não quero nada de você, só a minha liberdade", fala Madeleine na carta.
A raiva consome o filho de Joventino (Irandhir Santos ) e ele ameaça ir atrás do filho e do rival, preocupando Filó: "O senhor vai matar a mãe de seu filho?". O pantaneiro pensa melhor e afirma que precisa pensar. Só que não demora para Filó lhe avisar que uma chalana está perto da fazenda, sendo a chance dele ir atrás de Jove e Madeleine.
"Não, Filó. Atrás dela eu não vou mais é nunca, eu não sou homem de correr atrás de mulher", sentencia acrescentado ao se referir ao filho com a riquinha. "A única coisa que me importa agora", crava José Leôncio.