A novela "Cara & Coroa", de 1995, retorna ao canal Viva em setembro. Com a aguardada volta da trama, as fofocas dos bastidores também ganharam força nas redes sociais nos últimos dias. A mais curiosa, sem dúvidas, diz respeito à misteriosa e repentina saída de Maitê Proença do elenco.
Maitê dava vida à personagem Heloísa Souto Brandão, que junto com Mauro Alcântara Prates (Miguel Falabella) formava a dupla de vilões da novela. Sem maiores explicações, sua personagem morre no 49º capítulo.
A descoberta da saída de Maitê é relatada por Miguel no livro "Autores: Histórias da Teledramaturgia". Ela não foi comunicada previamente e só percebeu a informação enquanto lia o roteiro do capítulo.
"Um dia, a Maitê Proença me ligou e perguntou se eu já tinha lido o bloco novo. Eu respondi que não e ela falou: 'o capítulo 49 termina numa cena em que aparecemos eu, você e a Christiane Torloni no alto de um penhasco. A Christiane é a protagonista, você é o antagonista, eu acho que eu vou cair desse penhasco'. Não deu outra. Ela ficou furiosa, com toda razão, porque não tinha sido avisada de que seria tirada da novela. Pra mim, a saída da Maitê foi frustrante porque ela interpretava a minha mulher e eu fiquei sem rumo na novela", relembra o artista.
Em 2017, Maitê concedeu uma entrevista ao programa "Roda Viva" e contou uma história controversa que viveu nos bastidores de uma novela, sem citar nomes. No entanto, o fato de ela ter dado a mesma narrativa de Miguel no livro confirma: a atriz falava de "Cara & Coroa".
Maitê disse ter sido cortada por "um diretor homossexual" porque estava namorando alguém de interesse desse profissional. "Era um diretor homossexual e eu estava namorando a pessoa que ele queria pra ele. Então, ele precisou me tirar do caminho porque ele achou que ia facilitar aquele negócio. Eu não vi nada disso", ela relembra.
Vale frisar, mais uma vez, que Maitê não citou nomes, mas as informações não são lá tão misteriosas assim. Na época de "Cara & Coroa", ela engatou um namoro com Victor Fasano. O diretor principal do folhetim era Wolf Maya.
Maitê ainda disse ter sido vítima de um complô um tanto quanto elaborado. A atriz afirma que recebeu uma garrafa feita de açúcar, produzida especialmente para ser quebrada em cena. Ela atendeu o pedido do diretor para quebrar esta garrafa, supostamente para um ensaio. No entanto, esse registro teria sido utilizado por este mesmo diretor para acusá-la de ser uma pessoa difícil nos bastidores.
Polêmicas à parte, "Cara & Coroa" estreia no Viva no dia 9 de setembro, às 13h, no lugar de "Andando nas Nuvens".