A novela "Pantanal" tem mais uma mudança em relação ao original exibido em 1990. A trama envolvendo Gustavo (Gabriel Stauffer/Caco Ciocler) vai ganhar mais espaço e, dessa forma, o rapaz irá disputar Madeleine (Bruna Linzmeyer/Karine Teles) com José Leôncio (Renato Góes/Marcos Palmeira) por mais tempo. Na história, a jovem fica grávida do fazendeiro para desgosto da mãe, Mariana (Selma Egrei).
Segundo o portal "Notícias da TV", Bruno Luperi, responsável pelo original e neto de Benedito Ruy Barbosa, autor do original, a ideia é ampliar ainda a parte urbana visando a parte do público que não gosta muito de novelas rurais.
Na primeira versão, Gustavo só esbarrava com o rival quando Madeleine, por quem é apaixonado, está prestes a subir ao altar. Agora, o rapaz vai fazer de tudo para atrapalhar a relação da filha de Mariana com o filho de Joventino (Irandhir Santos).
Depois de uma nova passagem de tempo e após retornar ao Rio de Janeiro, já que não se adaptou à vida no Pantanal, Madeleine surge casada com Gustavo, personagem que sumia ao longo da história e agora vai ficar até o final.
Ele, por sua vez, não vai conseguir ter uma relação amistosa com Jove (Jesuíta Barbosa), filho da riquinha e do fazendeiro. É por isso e após descobrir que o pai está vivo que Jove resolve retornar ao lugar que nasceu. Ali se apaixonando por Juma Marruá (Alanis Guillen).
Essas cenas, da saída de Madeleine do Pantanal rumo ao Rio de Janeiro, vão ao ar semana que vem na novela das nove, que causou choro em Juliana Paes pelos elogios em relação ao drama sem fim de Maria Marruá.
Em outra alteração, Madeleine é agora uma influenciadora digital e usará as redes sociais para atacar José Leôncio. Já no original, a filha mais velha de Mariana morreu em um acidente de avião em uma das tragédias que marca a história.