O remake da novela "Pantanal" estreia nesta segunda-feira (28) com promessa de ser fiel ao original, exibido em 1990 pela extinta TV Manchete. A novela de Benedito Ruy Barbosa ganha novos personagens e algumas alterações na comparação com a primeira versão. Diferentemente do que ocorreu há 32 anos, três atores vão assumir os papéis de Claudio Marzo: são eles Irandhir Santos, Marcos Palmeira e Osmar Prado.
O primeiro ator vai interpretar Joventino, pai de José Leôncio. Este é vivido na primeira fase por Renato Góes e, na segunda, por Marcos. Já Osmar dá vida ao Velho do Rio, uma entidade que pode se transformar em uma sucuri, a maior já vista no Pantanal, e que é o espírito de Joventino.
Assim como ocorreu em 1990, Irandhir retorna à história como José Lucas de Nada, filho de José Leôncio. No original, Paulo Gorgulho viveu os personagens da novela, que já revelou as emoções da primeira semana.
Entre os novos personagens está o chalaneiro Eugênio, vivido por Almir Sater, presente em 1990 onde deu vida a Trindade. Bem como o Velho do Rio, Eugênio é uma espécie de guia e protetor do Pantanal. Já Paulo Gorgulho será o peão Ceci, em participação especial.
Outra mudança que será vista é em relação à segunda família de Tenório (Murilo Benício), o marido de Maria Bruaca (Isabel Teixeira), a quem humilha com frequência. Agora, essa segunda família do fazendeiro é negra. No original, Zuleika e seus filhos eram vividos por Rosamaria Murtinho, Tarcísio Filho, Ernesto Piccolo e Eduardo Cardoso.
Agora, Zuleika vai ser interpretada por Aline Borges, enquanto Marcelo, Renato e Roberto vão ser personagens de Lucas Leto, Gabriel Santana e Cauê Campos. Victoria Rossetti vive Nayara, a namorada de Jove (Jesuita Barbosa), que no original se chamava Nalvinha (Flavia Monteiro).
Já se sabe também que Madeleine agora é conhecida nas redes sociais e seguida por Nayara. E ao site da novela, Bruno Luperi antecipou as mudanças que serão vistas em outros personagens.
"O público verá situações de machismo porque elas existem, mas verá também personagens contestando essas falas e atitudes. Jove e Guta são personagens que trazem bastante essa conversa, são as vozes dos novos tempos. Procurei legitimar as personagens femininas, trazer luz para as questões que envolvem elas e para a força que elas têm", indicou.
A tecnologia será também aliada do remake, contando com drones e câmeras menores em relação àquelas utilizadas pela novela, maior sucesso da TV Manchete, que esteve no ar entre 1983 e 1999. A trilha sonora, por sua vez, ganha novas músicas como "The Passenger" com Iggy Pop e "Vaqueiro de Profissão" com Jair Rodrigues.