Assassino de Roberto (Cauê Campos) na novela "Pantanal", Solano (Rafa Sieg) será capturado por Alcides (Juliano Cazarré) e Zaquieu (Silvero Pereira). Porém usará sua lábia para enganar José Leôncio (Marcos Palmeira) e ganhar a liberdade, praticamente fugindo do Pantanal em seguida.
Mas até lá, o capanga de Tenório (Murilo Benício) mata José Lucas de Nada (Irandhir Santos), cumprindo parte do acordo - exterminar Leôncio e seus filhos, Alcides e Maria Bruaca (Isabel Teixeira). Só que o Velho do Rio (Osmar Prado) vai agir e conseguir ressuscitar o neto mais velho.
Depois disso, o matador de aluguel tem uma conversa com Renato (Gabriel Santana) a respeito dos planos cruéis do pai dele e é ouvido a Zefa (Paula Barbosa), que terá retornado à fazenda. E a futura mulher de Tadeu (José Loreto) decide revelar tudo ao sogro, de acordo com o portal "Notícias da TV".
+ Tadeu usa o pai para aceitar casamento com Zefa, na novela 'Pantanal'
É aí que a coisa passa a sair ainda mais do controle. Ao ouvir que ele e a família do patrão correm perigo, Alcides decide agir por conta própria e se junta a Zaquieu, prestes a ficar na mira de Renato após o assassinato de Tenório.
Os peões vasculham os pertences de Solano atrás da arma usada nos atentados e como nada encontram fazem Solano refém. A atitude "impensada" revolta José Leôncio e faz José Lucas alertar o matador, que terá se classificado inocente.
"Ocê sabe quantos peão eu tenho só nessa fazenda? O suficiente pra num te dexá passá a primêra portêra se ocê tentá fazê arguma graça!", avisa o peão, que terá um final feliz com Irma (Camila Morgado).
"Nunca dei tiro em ninguém nessa vida... Deus me livre e guarde... E, tamém, o sêo Tenório nunca me mandô matá nem uma capivara. Ele tá inocente que nem eu tô... Num sei donde saiu essa história, diacho!", mente o criminoso.
Não demora para Tenório e seus filhos notarem o sumiço de Solano. Ao encontrar o capanga no poder dos Leôncio, Renato também mente e consegue convencer o vizinho que o bandido é inocente, e que Zefa entendeu mal a história envolvendo o "rei do gado".
Por fim, José Leôncio levanta a ficha do assassino, que estará limpa, e lhe dá um cavalo de presente como forma de se desculpar pelo "engano". Só que no final, Solano acaba assassinado.