Na novela "Pantanal", mais um filho de José Leôncio (Marcos Palmeira) vai ter sua vida salva pelo Velho do Rio (Osmar Prado), pai do fazendeiro. Depois de Jove (Jesuíta Barbosa), dessa vez quem escapa da morte é José Lucas de Nada (Irandhir Santos). O peão vai ser baleado por Solano (Rafael Sieg), responsável pelo assassinato de um dos filhos de Tenório (Murilo Benício).
Antes da nova tragédia na novela das nove, o irmão de Guta (Julia Dalavia) humilha o pai, enquanto Érica (Marcela Fetter) esconde de José Lucas, seu noivo, uma trágica notícia. Para ser mais exato, Solano mata José Lucas, porém o Velho do Rio entra em ação e ressuscita o neto mais velho. É bom lembrar que Solano é contratado por Tenório para aniquilar toda a família de Leôncio.
"Ocê num vai morrê, José Lucas... Num vai morrê, que num é chegada a tua hora. Aguenta firme... Ocê é um Leôncio! Um Leoncio! Num vai se entregá sem lutá!", afirma a entidade, segundo o colunista André Romano, do "Observatório da TV".
O ser místico que também já escapou da morte consegue retirar a bala do peito do neto. E, dessa forma, José Lucas volta à vida na novela de Bruno Luperi. Vale lembrar que o Velho do Rio, reencarnação de Joventino (Irandhir Santos), só tem seu final revelado no último capítulo, que contará com quatro casamentos e uma morte. A essa altura, Maria Marruá (Juliana Paes) já terá "morrido pela segunda vez".
Após o fim de "Pantanal", em outubro a Globo estreia "Travessia", de Gloria Perez e que reúne Chay Suede, Giovanna Antonelli e Jade Picon.